Tiro de abate

Fotografo: Michael Melo Retranca: Atiradores de elite do DF Local: Bope, PMDF: SETOR POLICIAL SUL Atiradores de Elite do BOPE

 

Não é a música da Jojo Todinho, “Que Tiro Foi esse”, e sim a vida pós-campanha eleitoral, confusa e cheia de surpresas, onde o último colocado da pesquisa consegue uma eleição histórica e recheada de polêmica.

Em uma emissora carioca, o Governador já eleito, fez um bate papo com alguns jornalistas, e uma delas faz a seguinte pergunta: “Um cidadão portando um fuzil na mão de costas, e um sniper com possibilidade de executá-lo, sem ele estar representando uma ameaça. O que o senhor acha?”. O Governador eleito responde: “Uma ameaça!”. Outra jornalista faz a seguinte ponderação: “Governador?! Já ouve casos de pessoas serem mortas portando guarda chuva, ou até mesmo furadeira!”. Resposta do Governador: “Não era um sniper!”. Era então, o início de um debate regional que atingiu todo o Brasil. Para você espectador o que acha? Um elemento portando um fuzil na mão é uma ameaça? Ou esse fuzil, pode ser uma furadeira ou até mesmo um guarda chuva?

Com tanta violência espalhada pelo estado Fluminense, fica difícil ter alguma opinião  imparcial. Pelo menos, um em cada cidadão já foi vítima de alguma violência, ou ficou preso em confronto entre policias e bandidos portando fuzis. Lembro que estava subindo a autoestrada Grajaú- Jacarepaguá para ir trabalhar, e por causa de confronto entre policias e bandidos, fiquei preso em um tiroteio, por quase 15 longos minutos. A verdade é que ninguém quer viver em uma cidade com fuzis, e com violência. Hoje o sonho de todo carioca, é viver em uma cidade sem violência. Mas isso não pode custar à vida de pessoas inocentes.

Não sabemos se é ou não constitucional a proposta do Governador eleito, por isso, cabe ao órgão de direito avaliar e fiscalizar essa proposta que já no dia seguinte da sua eleição, começou a mexer com toda a sociedade, dividindo quem acha certo e quem acha que vários inocentes irão morrer. Deixo essa pergunta para os especialistas. Vejamos o que cada um tem a dizer.

 

Leandro Piquet Carneiro

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs) da mesma universidade.

https://www.institutomillenium.org.br/author/leandro-piquet-carneiro/

 

 

 

Coronel da reserva da Policia Militar RJ Gilmar Barros dos Reis

 

 

 

 

 

Sobre Josué Júnior (160 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: