Tiro de abate

Não é a música da Jojo Todinho, “Que Tiro Foi esse”, e sim a vida pós-campanha eleitoral, confusa e cheia de surpresas, onde o último colocado da pesquisa consegue uma eleição histórica e recheada de polêmica.
Em uma emissora carioca, o Governador já eleito, fez um bate papo com alguns jornalistas, e uma delas faz a seguinte pergunta: “Um cidadão portando um fuzil na mão de costas, e um sniper com possibilidade de executá-lo, sem ele estar representando uma ameaça. O que o senhor acha?”. O Governador eleito responde: “Uma ameaça!”. Outra jornalista faz a seguinte ponderação: “Governador?! Já ouve casos de pessoas serem mortas portando guarda chuva, ou até mesmo furadeira!”. Resposta do Governador: “Não era um sniper!”. Era então, o início de um debate regional que atingiu todo o Brasil. Para você espectador o que acha? Um elemento portando um fuzil na mão é uma ameaça? Ou esse fuzil, pode ser uma furadeira ou até mesmo um guarda chuva?
Com tanta violência espalhada pelo estado Fluminense, fica difícil ter alguma opinião imparcial. Pelo menos, um em cada cidadão já foi vítima de alguma violência, ou ficou preso em confronto entre policias e bandidos portando fuzis. Lembro que estava subindo a autoestrada Grajaú- Jacarepaguá para ir trabalhar, e por causa de confronto entre policias e bandidos, fiquei preso em um tiroteio, por quase 15 longos minutos. A verdade é que ninguém quer viver em uma cidade com fuzis, e com violência. Hoje o sonho de todo carioca, é viver em uma cidade sem violência. Mas isso não pode custar à vida de pessoas inocentes.
Não sabemos se é ou não constitucional a proposta do Governador eleito, por isso, cabe ao órgão de direito avaliar e fiscalizar essa proposta que já no dia seguinte da sua eleição, começou a mexer com toda a sociedade, dividindo quem acha certo e quem acha que vários inocentes irão morrer. Deixo essa pergunta para os especialistas. Vejamos o que cada um tem a dizer.
Leandro Piquet Carneiro
Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NUPPs) da mesma universidade.
https://www.institutomillenium.org.br/author/leandro-piquet-carneiro/
Coronel da reserva da Policia Militar RJ Gilmar Barros dos Reis
Deixe uma resposta