Ícone do site Linkezine

Brumadinho

Anúncios

                                                 

 

Outra tragédia no estado de Minas Gerais, e lá ainda existem por volta de umas 50 barragens sem garantia de estabilidade, ou seja, estas poderão romper a qualquer momento. É critico um Estado viver dessa forma, onde a qualquer momento poderá acontecer mais uma tragédia, uma região amanhecer sob sirenes. E não foi o que ocorreu nessa manhã de domingo,27 de janeiro? Tanto o Estado quanto o Governo Federal estão unidos realizando uma força tarefa. O Presidente fez seu papel de sobrevoar a região de forma protocolar, no dia 26, sábado pela manhã, porque precisa tomar conhecimento da extensão do problema, para ver quais as providências legais e humanas a serem tomadas. Espero que o sobrevoo tenha aberto sua cabeça com relação ao Meio Ambiente. Se ele pensava que essa pasta não tinha importância, agora ele deve fazer sua cirurgia com a cabeça também na tragédia que pode ter matado mais de 300 pessoas. Ainda bem que está ocorrendo no início de seu mandato, e modificações estruturais e funcionais ainda podem ser viáveis, para se evitar tragédias e descasos futuros como esses.

É certo que já estamos vendo uma maior mobilização do governo para resolver, o mais rápido possível, e até uma parceria inédita com Israel para, procurar desaparecidos , corpos de pessoas e animais, algo que não tinha sido feito em outros governos. Vendo o presidente da Vale afirmar que essa tragédia será maior em relação ao números de mortos, e não ao meio ambiente, minha perplexidade só aumenta.

Muitos especialistas falam quase a mesma frase: As barragens não estão seguras! Então, qual será o motivo dessas barragens continuarem ativas pelos Governos federais e estaduais! Esse mesmo governo que aplica multas milionárias e não fiscaliza. Agora começamos um novo governo com uma tragédia em seu currículo, para ser resolvido. E penso aqui comigo, vamos então fazer diferente, enquanto população, vamos cobrar mudanças, reparações e principalmente o que faltou nos outros governos: fiscalização! Espero que essa tragédia seja a última que o Brasil passa em termos de meio ambiente. E espero que as autoridades tenham aprendido de forma dura, mas aprendido que não se pode virar as costas para o Meio Ambiente, muito menos para as famílias que vivem nesses locais de risco. E isso não é responsabilidade dessas famílias, a ganância e descaso fazem parte dos governos anteriores!

Força Brumadinho !

 

 

Sair da versão mobile