Festas Juninas

 

 

 

Salve São João e todos os seus festejos que representa. As festas Juninas, Julinas são bons momentos para vivenciar as tradições e os costumes de um Brasil que não existe mais. Antigamente o homem que vivia mais afastado das cidades eram chamados de caipiras, onde nas pequenas cidades existia um coreto, uma paroquia e um pequeno comércio, que era sempre o pano de fundo das brincadeiras entre os moradores. Como tinha pouco movimentos nessas cidades, e as festas eram quase sempre organizadas pela igreja, as brincadeiras com as quadrilhas e o casamento na roça era inevitável. Assim como as comidas típicas das regiões onde ocorriam, também as bebidas e toda a sua cultura de mostrar o interior com uma forma alegre e expansiva. O tempo foi passando, e essas festas foram sendo absorvidas por todo o território brasileiro principalmente no Sudeste, Norte e Nordeste. Hoje as festas juninas e julinas mantiveram suas tradições em diversos locais como ruas, clubes e colégios.

Atualmente podemos experimentar uma mescla de tradições antigas, com comidas típicas, roupas caipiras, alguns ritmos antigos, com toda uma repaginada de contemporaneidade adicionada pelas pessoas da atualidade. Vivenciamos uma mistura de ritmos e roupagens que leva aos participantes um teor  lúdico, bem no clima das tradições festivas.

Foto: Josué Junior/ Linkezine

Festas Juninas

Vivenciar esses costumes é reforça nossa cultura manter vivo nossa memória. Viva São João e toda sua alegria!

 

Sobre Josué Júnior (562 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: