Intolerância religiosa
Na manhã do dia 15/09/2019 aconteceu a 12ª. caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na praia de Copacabana, contando com várias entidades religiosas que habitaram a orla da praia com total harmonia e respeito por cada religião que estava presente. O Brasil é um pais laico! Nós brasileiros conseguimos respeitar e conviver com a diversidade religiosa em nosso solo, isso é um fato. Foram 100 mil manifestantes que caminharam lado a lado pela orla sem confusões registradas ou mesmo tumultos. A mobilização foi organizada pela Comissão de combate à intolerância Religiosa (CCIR), e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, e teve a colaboração da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, sendo representada pelo Secretário de Direitos Humanos, o senhor Ubiratan Ângelo.
A organização do evento foi realizada pelo babalaô Ivanir dos Santos, afirma que é necessário lembrar o respeito e a tolerância religiosa, e que é preciso ser lembrada sempre, mas ainda assim existem grupos que insistem em não respeitar a crença alheia.
Nesse ano de 2019 tivemos atos de intolerância religiosa acontecendo em várias partes do Estado do Rio de Janeiro, tivemos até terreiros de crenças africanas e afins, sendo destruídos e imagens de santos quebradas. Isso é surpreendente e quase inadmissível! Atos de tal atrocidades acontecerem em épocas que se prega o respeito e tolerância em nosso país.
O ato existe desde 2008, e seu início foi nas escadarias da assembleia Legislativa, em uma época onde foram registrados sucessivos ataques a grupos afros. A mensagem do ato da caminhada é que todos tem o direito de acreditar e se manifestar de forma livre. Precisamos abrir nossos horizontes e compreender que se crer em algo, deve ser respeitado, e que tolerância é ter compaixão ao outro, algo que é intensamente falado e lido em todas as religiões e filosofias religiosas.
Afinal somos todos filhos de Deus! E todos os caminhos nos levam a Ele!
Deixe uma resposta