O Cara da Cedae

 

 

O ano de 2020 começa, e com ele um problema gigante que é o abastecimento de água potável no estado do Rio de Janeiro. Em alguns municípios a água está levando idosos, crianças e adultos para o hospital, os sintomas são dores de cabeça, enjoo, vômito e diarreia. Para piorar a água na torneira está chegando com mal cheiro, gosto de terra e visivelmente barrenta. Essa é a forma que a Cedae entrega para o consumidor que paga suas contas: uma água suja e com coliformes fecais. Mas a CEDAE  diz que ela tem geosmina,uma substância produzida por algas, que seria  inofensiva.

Essa é a nota oficial da Cedae:

 

09/01/2020

NOTA À IMPRENSA (ATUALIZAÇÃO)

Apesar de todos os testes realizados pela CEDAE, nos últimos dias, terem apontado que a água fornecida está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, e própria para o consumo, a companhia adotará, em caráter permanente, a aplicação de carvão ativado pulverizado no início do tratamento. Isso será feito para reter a Geosmina caso esse fenômeno volte a ocorrer.

A CEDAE já deu ordem para a aquisição que deverá ser aplicada nos próximos dias, e vale lembrar que o método já vem sendo utilizado por outros Estados (São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, por exemplo), onde o problema tem maior recorrência. Na última vez em que a CEDAE identificou a presença de Geosmina na água foi em 2004 e, à época, avaliou-se que não seria necessário adotar medida semelhante.

Cabe informar que as amostras já analisadas desde terça-feira na Estação de Tratamento do Guandu não apresentaram alteração quanto ao cheiro e ao gosto. Ao longo do sistema, porém, a água ainda pode apresentar gosto e cheiro alterados em alguns locais. Por isto, a CEDAE continuará monitorando todo o sistema de abastecimento ao longo da semana.

É importante destacar que, conforme informado, a Geosmina não apresenta risco à saúde.

 

Enquanto isso o presidente da Cedae, o Sr. Hélio Cabral Moreira, não dá entrevista deixando a população em total apreensão para saber o que realmente está acontecendo com a água do estado. Mas o que a população não sabe é que ele anda com um carro blindado no valor de R$ 311,900, em aluguel nos próximos 24 meses, para o seu uso oficial. Detalhe, esse contrato do aluguel do carro blindado foi publicado no Diário Oficial no dia 7 de janeiro. Segundo o Sr. Hélio Cabral Moreira essa medida foi tomada para salvaguardar sua vida; pois ele fará medidas duras que irão ser tomadas que  poderão causar retaliação por parte dos servidores da Cedae.

Na minha opinião quem não deve não teme, e pelo visto o Sr. Hélio Cabral Moreira, está devendo uma água por excelência para a população Fluminense. Enquanto isso o governado Wilson Witzel faz essa postagem no Twitter:

 

      Wilson WitzelConta verificada @wilsonwitzel

SeguirSeguir @wilsonwitzel

 

São inadmissíveis os transtornos que a população vem sofrendo por causa do problema na água fornecida pela Cedae. Determinei apuração rigorosa tanto da qualidade da água quanto dos processos de gestão da companhia.

 

 

Até parece que ele não faz parte do problema. Sr governador Cedae está sobre seu comando, é o senhor que demite o contrata o presidente dessa intituição, e por essa razão o problema da água chegar suja e de forma suspeita para consumo é do senhor sim!

É uma vergonha o que estamos vivendo, e a cada dia o carioca corre para o supermercado para comprar água, ou ferve a sua água  para consumo.Tudo isso por medo. Para piorar, temos que tomar conta dos aplicativos de mensagens com fake news e pessoas mal intencionadas, gerando pânico e medo.

Cedae faça a sua parte, tome vergonha! Fale a verdade para o cidadão Fluminese e pare de entregar essa àgua suja para quem paga uma conta alta com sacrificio!

 

 

 

 

 

Sobre Josué Júnior (336 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: