“Bolsonaro anuncia o Conselho da Amazônia!”

 

 

Em 2019 a Amazônia foi tema de debate em todas as mesas do cidadão brasileiro, devido às queimadas que foram a maior preocupação que o governo teve. À princípio um incêndio criminoso combinado por um grupo de Whatsapp, deu origem a uma queimada sem precedentes, chegando até a mudar a cor da chuva que caia em São Paulo. Esse episódio ficou conhecido como chuva negra. Além disso, a tensão entre madeireiros, garimpeiros e outros grupos, contra as reservas indígenas gerou tensão e mortes, e foi com esse caldeirão aceso que os fundos estrangeiros começaram a recuar e evitar investimentos na Amazônia, deixando ongs e outras instituições sem ter como prosseguir. Por causa das queimadas o presidente da França Emmanuel Macrom fez duras críticas ao Bolsonaro, gerando um clima muito desagradável perante a comunidade Européia.

Recentemente, Bolsonaro não foi ao fórum de Davos, mas recebeu um recado de lá, no qual teve que agir rápido para acalmar os investidores que faziam reuniões com o seu Ministro Paulo Guedes. Aproveito para lembrar que o Ministro recebeu críticas ao falar, “ O grande inimigo do meio ambiente é a pobreza. Eles destroem para comer”.   Com tantos recados dados Bolsonaro anuncia o Conselho da Amazônia, que será presidido pelo vice presidente Hamilton Mourão. Nossa sorte é que o Ministro Ricardo Salles irá ser apenas um ator coadjuvante, pois já basta as trapalhadas que ele fez ano passado, e que até hoje são lembradas.

Bolsonaro repete a iniciativa fracassada do governo Lula em criar uma força nacional ambiental contra o desmatamento. Lula assinou um decreto em 22 de Julho de 2008, o decreto 6.515, onde Carlos Minc na época era o Ministro do Meio Ambiente e viu sua ideia não ir adiante.

O problema é que o orçamento para 2020 para o Ibama é menor que a do ano passado, o valor é de R$ 77 milhões. Fica a pergunta no ar, será que Bolsonaro jogou para a plateia de investidores ao anunciar o Conselho?

Dessa vez ficaremos atentos para saber se a Amazônia finalmente terá uma solução efetiva de seus problemas.

 

 

Sobre Josué Júnior (334 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: