Outubro Rosa-2020
Na luta contra o câncer de Mama
Todo ano no mês de Outubro, começa a campanha Outubro Rosa, uma campanha que tem como finalidade a prevenção do câncer de Mama feminino. Por incrível que pareça homem também tem câncer de mama, é raro, mas existe, e o percentual é nulo perante a gravidade que atinge a mulher. Em 2019, foram 16.927 pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença no Brasil no ano passado, 203 eram homens. Apesar de raro, estimativas nacionais indicam que 1% dos casos de câncer de mama afeta os homens brasileiros.
O ministro da saúde Eduardo Pazuello fez a seguinte declaração com relação à diminuição dos atendimentos e tratamentos durante a pandemia: “Esse represamento de atendimentos e a nova ação que temos que fazer para dar vazão às demandas futuras chama-se segunda onda. Não é o repique da pandemia, são exatamente as doenças e tratamentos que foram interrompidos ou não foram começados. Esse é o desafio do SUS!”. A justificativa para a diminuição dos atendimentos, não só de câncer, mas de muitas doenças, foi à pandemia do Covid19.
Tem sido um ano atípico, mas todo ano a campanha contra o Câncer de Mama consegue alavancar números expressivos de consultas, diagnósticos e tratamentos.
O médico Dr Felipe Ades da Sociedade Brasileira de Mastologia, em depoimento no Canal da Sociedade faz essas considerações sobre o tratamento.
O Dr. Felipe Zerwes comenta sobre as várias técnicas cirúrgicas e suas principais indicações, além da importância da individualização do tratamento. O portal Câncer de Mama Brasil tem o objetivo de trazer informações de qualidade acerca da prevenção e tratamento do câncer de mama.
O câncer de mama ainda mata muitas mulheres, e é preciso ter prevenção para que o diagnóstico possa ser logo no início, só assim existirá uma possibilidade de que tudo possa ser resolvido no inicio da doença.
Um recado da Lucia Luz representante da Ong Mamas do Amor/ RJ e Idealizadora do Projeto Minhas Experiências:
Instagram : @projeto_minhasexperiencias
Linkezine apoia essa campanha!
#outubrorosa
Deixe uma resposta