SUS herói ou vilão?

SUS herói ou vilão?
A lista de entrevero em que esse governo se envolve é gigantesca e muitas vezes parece proposital. O novo problema está relacionado à privatização do SUS. Paulo Guedes levanta esse tema no pior momento em que passa a saúde pública

        

A lista de entrevero em que esse governo se envolve é gigantesca e muitas vezes parece proposital. O novo problema está relacionado à privatização do SUS. Paulo Guedes levanta esse tema no pior momento em que passa a saúde pública. A primeira impressão serve de reflexão. Qual seria o verdadeiro motivo para que este assunto fosse abordado? Pois é, o dólar em alta, a Europa em lockdown e aqui a economia indo nada bem. Os bancos Itaú, Bradesco e Santander repensando seu modelo de atendimento graças ao sucesso dos aplicativos. Por este motivo, vários funcionários das agências perderão seu valor e já começarão a serem dispensados. A bolsa de valores segue numa montanha russa de sobe e desce. Quando tudo vai mal, um tumulto pode ajudar a desviar o olhar de onde está sujo e nesse caso, a economia interna. Ah! Não posso deixar de citar as consequências das queimadas no Pantanal e todas as confusões em que Ricardo Salles se envolveu.

No mesmo dia em que Bolsonaro assina um decreto, ele revoga, tentando acabar com a crise do dia, mas esse tema é muito complexo para ser concluído num único dia. O SUS é um sistema vitorioso e único. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em visita ao Brasil, inspirou-se em nosso sistema para criar seu programa de saúde, o Obamacare. Ele tem o DNA do SUS do Brasil. Lá nos EUA o projeto é combatido pelo atual presidente Donald Trump, que volta e meia reclama, mencionando que o programa só dá prejuízo. Aqui é uma fábrica de corrupção. Nessa pandemia, políticos acharam uma forma de enriquecer à custa do SUS, deixando a população ainda mais carente, com uma saúde pública combalida pela própria classe política. O ex-Ministro Mandetta, que é médico e trabalhou dentro do sistema SUS, assim que iniciou a pandemia fez questão de usar o colete do Ministério da Saúde, com o emblema do SUS, para valorizar o sistema e ressaltar, a cada coletiva, que o SUS era o único sistema capaz de atender a todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí e assim seria feito. Uma pena ter deixado o cargo antes de conferirmos suas promessas de um SUS forte, bem diferente ao Ministro Eduardo Pazuello que não fez um pronunciamento sequer para defender o sistema que ele mesmo conduz.

Mandetta com o seu colete do SUS

Linkezine conversou com profissionais que trabalharam e trabalham dentro do sistema SUS:

  • Ana Paula é enfermeira e contribui com o seu depoimento sobre o SUS nesta matéria.
  • Lucia França, enfermeira aposentada trabalhou no Ministério da Saúde até 2019 , traz seu relato de quem já trabalhou dentro do sistema:

Nossa contribuição com o leitor é para que possam tirar suas próprias conclusões, pois somos um canal que procuramos trazer a voz das ruas, para que ela possa ganhar força.

Linkezine continuará acompanhado o debate sobre o SUS.                                       

Sobre Josué Júnior (418 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Designer, é proprietário do site de conteúdo Linkezine , @linkezine . Dentro do site abaixo é possivel ver um pouco da atuação da Arte Foto Designer no mercado : https://www.omnistore.net.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: