Vacina para os Residentes da área da Saúde

No dia 19/04/22, em frente ao Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel- Rio de Janeiro, residentes fizeram uma movimentação pedindo a vacinação.

Infelizmente a cada dia as notícias são desanimadoras, e o sofrimento para ambos os lados só piora. Dessa vez estamos falando dos residentes da área de Saúde que estão reivindicando a vacinação, sendo que muitos desses profissionais atuam na linha de frente, socorrendo pacientes de Covid 19 sem estarem vacinados.
No dia 19/04/22, em frente ao Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel- Rio de Janeiro, residentes fizeram uma movimentação pedindo a vacinação.

Movimentação dos Residentes:

A residente Isa, em seu relato lembrou do falecimento do médico residente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Esse médico residente, Evanilson de Lima Santos, em nota oficial do Hospital Federal de Sergipe que esclarece:

Nota Oficial:

“O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que o médico residente Evanilson de Lima Santos não atuava na área covid-19. Apenas residentes vacinados atuam na área covid-19 da Ebserh, numa carga horária de aproximadamente 12 horas semanais, atendendo às regras do Ministério da Saúde e Comissão Nacional de Residência Médica (máximo de 24 horas semanais). O HU-UFS desconhece as razões pelas quais o residente ainda não havia se vacinado e esclarece que orienta todos os seus profissionais a fazerem o cadastro no site da Secretaria Municipal de Saúde. Finalmente, o HU-UFS lamenta a perda do residente Evanilson e transmite sinceras condolências para familiares, amigos e colegas de trabalho. Neste momento difícil, esperamos que as boas recordações de Evanilson possam trazer consolo a todos nós.”

É importante afirmar que cada Município e Estado atua de forma independente na organização da vacinação, e para alguns Municípios a prioridade são todos os profissionais da Saúde. Nesse entendimento, em alguns municípios os residentes são agraciados, já em outros municípios o entendimento é de forma parcial. No caso do médico residente de Sergipe, ele não recebeu por não atuar diretamente na linha de frente, mas mesmo assim ele fazia uma carga horária dentro do hospital de 12 horas sem ser vacinado, entrando em contato com vários pacientes sem saber se eles estariam ou não com a Covid 19.

O Município de Sergipe fez essa nota oficial:

Nota

A Secretaria Municipal da Saúde informa que profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid foram os primeiros a receber o imunizante, incluindo estudantes da área que estão fazendo estágio. O profissional que ingressou após essa primeira fase na linha de frente também está sendo imunizado.

Atualmente, o critério de vacinação de profissionais é de acordo com a idade (acima de 40 anos) e com o grau de exposição ao coronavírus. Até o momento, o município de Aracaju imunizou mais de 26. 511 mil profissionais de saúde, o que equivale a 81,87% dos profissionais em atuação na capital.

“Os Prefeitos e os Governadores precisam ser sensibilizados para essa questão são jovens iniciando suas carreiras que estão enfrentando um pandemia que já matou mais de 370 mil vidas. A vacinação precisa avança também para os residentes eles são o futuro da área da saúde em nosso Brasil. “

Mediante essa situação triste, podemos deduzir que esse residente é apenas um caso em meio a vários que passam pela mesma situação de risco, independente de se estar no front ou não, área de saúde deveria ser prioridade!

                           #vacianjá

Sobre Josué Júnior (468 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Designer, é proprietário do site de conteúdo Linkezine , @linkezine . Dentro do site abaixo é possivel ver um pouco da atuação da Arte Foto Designer no mercado : https://www.omnistore.net.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: