Doutor Gama

O filme conta como Gama se tornou uma figura importante para a luta contra a escravidão no Brasil….

Instagram - @linkezine

Um filme do cineasta Jeferson De, inspirado na biografia de Luiz Gama, um advogado autodidata, admirado em sua época. Gama nasceu livre mas a vida o colocou escravo, vendido como escravo pelo seu pai aos 10 anos. Em sua caminhada encontrou uma pessoa importante, um amigo, tomando um rumo diferente. Sua caminhada é de luta com muitas reviravoltas. O filme conta como Gama se tornou uma figura importante para a luta contra a escravidão no Brasil.

Naquela época existiam poucas maneiras de lutar contra os senhores de engenhos ou fazendeiros, pois eles detinham poder político e social. A maioria dos escravos, vivia em terras de engenho de forma desumana, e Gama empunhava sua caneta e sua autoridade de Advogado para libertar os escravos cativos, sendo que muitos cometiam alguns crimes devido aos maus tratos. Com sua força, inteligência e grande capacidade de oratória, conseguiu libertar mais de 500 escravos trazendo justiça aonde não havia. No filme, o cineasta percorre sua biografia de forma exemplar, conseguindo transformá-lo em uma mensagem de coragem e força, persistência e garra. Gama era um homem negro, que nasceu livre por parte de mãe, e se tornou escravo, mas voltou a ser livre, conseguindo ser admirado por Juízes, Advogados, Promotores e toda a classe menos favorecida que habitava aquela época. Dentro do filme existe uma parte necessária que foi contada com maestria que é a história de um escravo que comete assassinato por legítima defesa. Essa era uma história recorrente em vários Engenhos e Fazendas; uma história cruel que precisava ser contada nesse momento em que vivemos. Gama não era um herói como o das histórias em quadrinho, ele era um homem forte que seguia seu coração por causas justas, usando de sua eloquência, que era sua maior arma junto com sua caneta. Um fato interessante é que tudo o que fazia para defender as pessoas era sempre dentro das leis. Assim, ele entrou para a história desse Brasil.                                                Salve, Luís Gama!!             

Sobre Josué Júnior (563 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 Trackback / Pingback

  1. Doutor Gama – Lulu Barbosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: