Breaking News

Moda Sustentável

De acordo com artigo publicado recentemente na revista Nature, 20% da poluição de água pelo setor industrial está concentrada na produção de têxteis, que responde por 35% das micropartículas de plástico que vão parar no fundo do mar todos os anos….

Instagram : @linkezine

Diante das preocupações com o meio ambiente, alimentação mais saudável, estilo de vida que cause menos impacto ao meio ambiente, surgiu o assunto sustentabilidade.

E, um dos mercados onde esse assunto torna-se cada vez mais presente é o mercado da moda.

Em meio a tantas opções de marcas, ideais, hábitos e estilos, a sustentabilidade vem conquistando cada vez mais espaço no mundo da moda.

O público em geral passou a apresentar um perfil de consumo mais responsáveis, diferenciado, voltado para a busca de opções mais sustentáveis e que reduzam o impacto negativo ao meio ambiente.

Diante dessa nova realidade de consumo, o a indústria tradicional da moda tem procurado se adequar para atender a essa nova tendência de consumo e oferecer itens que possam unir estética com ética. Alinhando, por exemplo, tecidos menos sintéticos, tingimento menos agressivo…

E. o esforço para unir a moda e sustentabilidade faz todo sentido, já que o setor é o segundo mais poluente do mundo.

De acordo com artigo publicado recentemente na revista Nature, 20% da poluição de água pelo setor industrial está concentrada na produção de têxteis, que responde por 35% das micropartículas de plástico que vão parar no fundo do mar todos os anos.

E com a busca pela sustentabilidade também vem a coerência de procurar locais onde comprar.

As redes de fast fashion, que pregam uma moda de uso rápido e descartável – com peças de qualidade menor – contribuíram para que a produção de roupas dobrasse em 20 anos. O que leva a um enorme desafio no descarte desse material.

Também faz enorme sentido buscarmos coerência quando pensamos em sustentabilidade também precisamos pensar na ética, buscar sustentabilidade é lutar por um mundo melhor. Então, de nada adianta lutarmos pelo meio ambiente e nos esquecermos que existe muita mão de obra análogo a escravidão no mundo da moda.

Desta forma, é preciso que sejamos conscientes que sustentabilidade torna o produto final mais qualitativo, mais ético, mais caro também…já que são feitos buscando qualidade em todos os setores que o envolve.

Muitas marcas já vêm lutando e produzindo por produtos sustentáveis, como a Osklen e a Vert, assim como outras…Visando o reaproveitamento, reuso, gerando verbas para despoluição do meio ambiente, buscando o trabalho com qualitativo e ético para seus funcionários e colaboradores.

Para mencionarmos alguns aspectos importantes na sustentabilidade no mundo da moda, alguns itens podem ser observados pelo consumidor na hora de escolher suas lojas e suas roupas:

–  Busque lojas que estimule a cultura de consumo consciente e que busca incentivar a mão de obra de comunidades, cooperativas, trabalho brasileiro, gerando economia para o país e seu povo.

– Busque comprar roupas de algodão orgânico , que são produzidos sem o uso de adubos químicos, o cultivo orgânico mantém e recupera a fertilidade dos solos, preserva a biodiversidade e garante qualidade de vida aos trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva. Este tipo de cultivo evita o adoecimento de agricultores que são contaminados pelo manuseio das substâncias utilizadas para controle de pragas.

– Procure por peças de algodão reciclado que é proveniente do reaproveitamento de resíduos têxteis — retalhos de malhas e tecidos que seriam descartados pela indústria. Esse processo elimina o uso de corantes e produtos químicos, economiza um grande volume de água e minimiza os impactos ambientais. O uso deste material promove o upcycling, reaproveitando matérias-primas que seriam descartadas e colabora para a limpeza do planeta.

– A fibra do cânhamo é usada em diversas indústrias e em seu cultivo não é utilizado agrotóxico, devido a resistência natural da planta. Isso garante uma vida mais saudável aos seus agricultores e lençóis freáticos mais limpos. Além disso, o cânhamo é uma fibra longa e durável, fazendo com que as características originais da peça se mantenham por mais tempo.

– Compre material proveniente do processo de reciclagem de embalagens PET.
O Brasil descarta 6 bilhões de garrafas PET por ano, material que leva 300 anos para se decompor na natureza. Por isso, a reciclagem é um importante fator na diminuição do aquecimento global, evita o descarte indiscriminado, colaborando com a limpeza do planeta. Gera empregos, resgata a dignidade e oferece melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Instagram : @linkezine

– Quer uma linda bolsa, experimente, se possível, as feitas de couro de pirarucu.  A pele desse peixe era descartada e passaram a ser utilizadas no mundo da moda sustentável, gerando renda para as populações ribeirinhas e contribuindo para a preservação da Amazônia. Mas procure um fornecedor credenciado e autorizado pelo IBAMA   A piscicultura do Pirarucu representa também uma importante alternativa econômica para a população local, contribuindo para um menor índice de desmatamento porque requer uma área 10 vezes inferior à que seria necessária para obter uma renda equivalente com pastagem para gado.

– Busque tecidos como juta, lona eco, seda orgânica.

É claro que não podemos deixar de dizer que a moda sustentável não é acessível a todos pois ainda tem um valor final alto, já que envolve mais qualidade em todo o processo de fabricação.

Mas também é possível mudar esse cenário. Nosso maior desejo é que todos nós possamos ter acesso a produtos sustentáveis.

A busca pelo mundo melhor passa por todos os setores de nossa vida e estilo de vida…e se aplica também ao produto que você veste assim como ao alimento que se come.

Instagram : @linkezine

Mas, é preciso que tenhamos coerência na vida para que possamos realmente ter um futuro melhor…Proteger o meio ambiente, animais e pessoas vai muito além de postar frases em rede social. É preciso exercer na prática.

Beijos,

Vivi Drummond

Sobre Vivi Drummond (129 artigos)
Sou Vivi Drummond! Carioca, formada na PUC, especializada pelo SENAC, trabalhei com cosméticos de luxo e atualmente como consultora de imagem. Sou apaixonada por roupas, moda, decoração e musculação. Nesta coluna falaremos sobre roupas, moda, tendências, looks e dicas de um jeito colaborativo, inclusivo e democrático. Afinal, a forma de nos vestir reflete como estamos nos sentindo e como queremos que o mundo nos veja. Então, nos acompanhe e vamos usar a roupa e a moda para sermos felizes! Meu Instagram: @vividrummond_moda

1 comentário em Moda Sustentável

  1. Buscar un método de descarte mais inofensivo do que reutilizar garrafas PET reduzira os efeitos negativos para os seres humanos e meio ambiente. O pirarucu e uma coisa viva, então, por favor, não o cultive, so possível. Porque o pirarucu doi. A seda e uma fibra que e coletada ao ferver e matar insetos chamados mariposas da seda, por isso fere muito as mariposas da seda. A fibra chamada cânhamo e tão rigida que e totalmente inadequada para roupas intimas …

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading