Entrevista com o cineasta Jeferson De

Doutor Gama é um filme com uma narrativa forte…

Crédito da Foto M-8 - Vantoen Pereira Crédito da foto Doutor Gama - Pedro Amaral

Jeferson De é um cineasta com oito filmes realizados. Entre eles está Bróder, um longa de 2011 selecionado para o Festival de Berlim. Nessa entrevista Jeferson De fala do seu recente lançamento, Doutor Gama, um filme de 90 minutos que conta a história desse grande homem brasileiro. Linkezine convida a todos para conhecer um pouco da história do Doutor Gama.

Doutor Gama é um filme com uma narrativa forte, mas ao mesmo tempo suave. Luís Gama foi um autodidata, e se ele fosse vivo nos dias de hoje, entraria para qualquer faculdade de Direito no Brasil, e sua sabedoria e eloquência foi aplaudida por muitos juristas da sua época. Por que a OAB do Brasil só o reconheceu como advogado em 2015?      

Jeferson De:

O filme Doutor Gama foi selecionado para a American Black Film Festival (ABFF), como o maior evento de cinema negro do mundo. Ser selecionado para um evento como esse deixa uma esperança para que o filme seja indicado ao Oscar na categoria de filme estrangeiro?

Jeferson De:

No longa, o personagem Luis Gama tinha contato com grupos armados abolicionistas, mas não apareceu a maçonaria. Ele era um maçom atuante, e os maçons eram abolicionistas em sua maioria. Qual foi o motivo pelo qual só foi contado a parte do grupo armado abolicionista, deixando este outro lado de fora?     

Jeferson De:

Em algumas entrevistas você mencionou que Luís Gama seria um herói de verdade com uma história real. Foi difícil filmar Doutor Gama sem tentar trazer esse viés de herói?  

Jeferson De:

O que podemos esperar de Jeferson De para o próximo projeto? O que vem por aí?

Jeferson De: 

Sobre Josué Júnior (544 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: