CIDADE DAS ARTES APRESENTA:X SEMANA INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CÂMARA

A X Semana Internacional de Música de Câmara vem em formato menor este ano, mas traz pela primeira vez ao Rio, a especialista..



Música de câmara é acima de tudo, encontro. No retorno dos concertos e da experiência comunitária da arte de performance, comemoramos 10 anos deste festival único na Cidade do Rio.

A X Semana Internacional de Música de Câmara será bem eclética e com uma atenção ao centenário de morte de Camille Saint-Saens, compositor que mais influenciou a cena carioca do fim do século XIX . Simone Leitão, Lisiane de los Santos e a violinista Austríaca Edua Zadory, tocam o lindo e quase desconhecido trio no 2 na abertura. A música de câmara francesa continua sendo celebrada com o quarteto no 1 de Gabriel Fauré na noite de encerramento.

Arvo Pärt, Estoniano e um dos maiores compositores vivos da atualidade será homenageado desta edição. Quarteto de cordas de Villa-Lobos e a monumental sonata para piano e violino do compositor fluminense Leopoldo Miguez, trazem a robustez da produção de música de câmara do Rio. O clássico trio de Mikhail Glinka e o trio op 11 de Beethoven, são a celebração da música de câmara para clarineta.

A X Semana Internacional de Música de Câmara vem em formato menor este ano, mas traz pela primeira vez ao Rio, a especialista em Bach e premiadíssima pianista Estoniana Irina Zahharenkova, o celista Aare Tammesalu, a violinista Austríaca Edua Zadory além dos músicos cariocas renomados Cristiano Alves, Samuel Passos, Andrea Carizzi, e a gaúcha Lisiane de los Santos. O violinista paraibano Ramon Feitosa é destaque jovem do festival.

A direção é da pianista mineira Simone Leitão.

Os concertos acontecem na Sala de Câmara da Cidade das Artes, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Sempre às 20h.

A 10ª edição da SIMC recebeu apoio do Instituto de Cultura da Estônia, e da Embaixada da Áustria, além do apoio da Cidade das Artes. Uma produção e realização da Agência Olga e Brasil Classical.

Sobre Josué Júnior (563 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: