“Apartamento S”

“Dependendo do ângulo, essa figura parece estar desesperada, cansada ou pensativa”, conta a artista…

O Centro Cultural Banco do Brasil inaugurou em 6 de Outubro a exposição Apartamento S, que é uma reflexão de moradia e estar apertado. O nome da exposição traz uma dica, onde o S separado do apartamento traz a ideia de um indivíduo no meio da coletividade. É “Uma cidade, é uma multidão de pessoas, mas também uma multidão de pessoas solitárias”, essa é a visão da artista Marina Saleme, artista paulistana que pretende levar ao público a forma de viver em um lugar pequeno no meio de um mundo imenso. Assim uma pessoa pode estar só, mas ao mesmo tempo conectado a diversas realidades do dia a dia. Dentro da exposição é possível ver 1500 obras, com desenhos e pequenas pinturas recentes e inéditas, produzidas nos últimos três anos, que tratam de temas como a espera, a solidão e a separação.  Os desenhos estarão dispostos em uma grande parede de 5,70m X14m, na Sala B, no segundo andar do CCBB RJ, ocupando do chão ao teto do espaço, formando uma imagem monumental e fragmentada.

Conhecida pelas pinturas em grandes dimensões, a artista criou para esta exposição, uma instalação com obras em pequenos formatos, com tamanhos máximos de 25cm X 35cm, que reproduzem uma mesma figura: uma mulher sentada, com as mãos nos ombros, a cabeça abaixada, as pernas e os pés tensos. Apesar de reproduzirem a mesma imagem, nenhuma é igual à outro. “Dependendo do ângulo, essa figura parece estar desesperada, cansada ou pensativa”, conta a artista.

Uma curiosidade da exposição é que os desenhos começaram a ser produzidos cerca de um ano antes da pandemia. Ao folhear uma revista de arte, a fotografia de uma mulher sentada chamou a sua atenção.

“Não era uma imagem muito grande, mas ela me impactou e voltei a página, o que quase não acontece num mundo com tantas informações”, conta Marina.

É bom correr para ver a exposição “Apartamento S “, pois ela só fica até o dia 12/12/2021

CCBB RJ

Sala B [segundo andar]

Abertura: 6 de outubro de 2021

Exposição: até 12 de dezembro de 2021

Produção: Tisara Arte Produções Ltda.

Entrada franca

Apoio: Banco do Brasil

Sobre Josué Júnior (590 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: