Don’t Look Up

O confronto de ideias fica explícito, mas não é um confronto entre o bem e o mal e sim por sobrevivência, pela busca do que queremos dos nossos governantes….

                                    

Netflix entrega ao público, no último mês do ano, um presente estrelado. Um novo filme dirigido por Adam McKay e com um orçamento de 75 milhões USD. Don’t Look Up, que pode ser traduzido como “Não olhe para cima” e vem se tornando o novo fenômeno da empresa. Uma comédia satírica, com vários personagens reais da nossa sociedade. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett e Jonah Hill que formam um elenco de peso e óscares, além de outros atores e atrizes de excelência. “Não olhe para cima” conta a história de dois astrônomos que descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra, fenômeno que acarretaria o fim do mundo. A trama apresenta vários aditivos onde o telespectador será capaz de correlacionar com o momento atual. O primeiro elemento observado foi o momento em que a personagem faz uma descoberta catastrófica, mas ao procurar as autoridades, não teve a atenção devida, muito pelo contrário. O telespectador verá a primeira crítica do filme: o descaso das autoridades em assuntos relevantes. Os fatos subsequentes mostrarão o já conhecido negacionismo, a ganância, a desonestidade, a mentira e todos os possíveis desvios de caráter, que uma pessoa possa ter. É preciso assistir ao filme além dos créditos para entender como uma sociedade falida age. Nessa obra, o respeito ao próximo passa longe e ao final é possível ter o que se espera de cada pessoa que age de forma simplesmente materialista.  O confronto de ideias fica explícito, mas não é um confronto entre o bem e o mal e sim por sobrevivência, pela busca do que queremos dos nossos governantes. O que é possível concluir de “Não olhe para cima” é que a humanidade está enfestada de pessoas ruins, interesseiras e beirando uma ignorância social. Receita que leva o mundo à ruina. Mas, ao mesmo tempo existem pessoas dispostas a fazer o certo, pessoas que fazem o bem e propagam essa semente. Pena que no filme o que é evidenciado são as pessoas de má índole, que levam a destruição do planeta.

Minha conclusão sobre a mensagem do filme é que poderíamos levar uma vida mais igualitária, com uma distribuição de renda justa, em um mundo de oportunidades para todos. Se todos os terráqueos concordassem com isso, concordassem com essas dicas, poderíamos Don’t Look Up.                  

Sobre Josué Júnior (590 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 comentário em Don’t Look Up

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: