Silenciar…
Nossa realidade é uma realidade repleta de estímulos sonoros.
Acordamos ao som do despertador, falamos o dia todo, escutamos muitos barulhos, vídeos, mensagens, informações em diversas formas.
Eu tenho o hábito de silenciar aos domingos. Domingos são de silêncio no celular, onde me dedico tempo, silêncio, esvazio a mente. Mas, essa semana a rotina corrida me deixou muito agitada e minha mente não para…e essa mente que pensava em tudo, não conseguia pensar em nada…para escrever aqui. Um bloqueio mesmo de ideia, apesar de milhares temas passarem em minha mente…
E aí eu me dei conta que eu precisava silenciar. Simplesmente S I L E N C I A R….
Dei-me conta de como esse momento é importante para mim…Resolvi, então, escrever sobre isso.
Porque eu quero dividir com você esse momento que me faz tão bem e que talvez você ainda não tenha se alertado para isso.
O momento em que paramos por algum tempo acaba sendo uma moeda valiosa para a saúde do corpo e da mente. O silêncio e a solitude intencional são extremamente importantes para uma mente saudável, criativa e produtiva.
E aí você vai se perguntar: mas como eu faço isso com meu dia a dia tão corrido?
É exatamente por isso, que cada vez mais é preciso achar o seu momento de silenciar. Pode ser ao acordar e ficar mais 15 minutos em silêncio; pode ser aumentando um pouquinho o momento do banho e meditando ali mesmo; pode ser caminhando enquanto vai para algum lugar; pode ser sentado na praia olhando para o horizonte; pode ser chegar em casa e escolhendo um cômodo e se dar de presente alguns minutos de silêncio absoluto…
Só você e você.
Alcançar esse momento é muito importante para refletirmos sobre nosso estado emocional, aguçar nossa criatividade, criar sentido para nossas experiências vividas…
E qual ou por quanto tempo devo silenciar…Esse tempo é seu.
Sua escolha. Hoje você pode precisar de dez minutos, outro dia pode precisar de meia hora…, mas, essa meditação, esse silêncio, essa quietude é uma ferramenta muito importante para nossa autorreflexão.
A cada dia estamos mais e mais estimulados e conectados. Precisamos balancear e ajudar nosso cérebro a ter uma folga. Então, que tal começar agora quando acabar de ler esse artigo?
Experimente incorporar o “seu silêncio” em sua rotina. Tenho certeza de que ele te mostrará muito.
Bom silêncio, bons pensamentos, boas novas.
Beijos,
Vivi Drummond
This is a helpful description of good advice. Thank you!