Breaking News

O povo empossa Lula

Existe um ditado antigo que se escreve assim: “Vai chorar na cama que é lugar quente.”, no caso dos patriotas, não foram camas quentes e sim acampamentos frios seguidos de dias de espera por um golpe de estado que só aconteceria na mente de cada um deles, que fizeram dos quarteis militares seus lares e sua esperança de um Brasil em que a extrema direita continuasse a reinar.

O final dessa história tem “o mito” viajando para Miami e o vice presidente em exercício realizando um pronunciamento de sete minutos à nação, avaliando quatro anos de um governo cheio de altos e baixos, com uma surpresa chamada pandemia. Com isso, seus três anos foram conturbados, com uma tentativa de implantação de uma filosofia de extrema direita em um país laico, onde os valores morais foram colocados à mesa e a economia liberal de Paulo Guedes caminhou durante um tempo, mas retroagiu em vários momentos do percurso.

Hoje, o Brasil vive um tempo de se pensar no futuro, com Fernando Haddad à frente da pasta do Ministério da Fazenda, ainda sentindo resistência da Faria Lima e de outros setores da economia que vislumbram Haddad como pouco qualificado para estar à frente dessa pasta.

Em contra partida temos Marina Silva, uma unanimidade na defesa ao meio ambiente, em um posto que sempre deveria estar; temos Simone Tebet na pasta do Planejamento, talvez essa pasta possa colidir, em breve, com a pasta da Economia, mas iremos acompanhar com lupa os primeiros cem dias de governo e assim saber, como será essa parceria entre o Planejamento e a Economia.

Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobrás, já começou seu mandato com a suspenção dos impostos que compõem o cálculo da gasolina e que durará até início de março. Dessa forma, o governo Lula ganha folego e evita turbulência na sua largada.

Esse governo inicia com muitos ministérios, mas cada peça ou melhor, cada ministro, foi indicado por apresentar um bom currículo e competência. Alguns aspectos importantes vão permear nos primeiros dias de governo, sendo que um deles são as comitivas de autoridades internacionais que vieram a posse e querem aproveitar esta oportunidade para conversar e fazer negócios com o Brasil. A China trouxe uma delegação grande, esperando um aceno. Já a maioria dos países latinos: Argentina, Uruguai, Paraguai também se fizeram presentes com este mesmo objetivo, uma conversa que possa levá-los a um lugar comum. Isso significa, um bom negócio!

Lula, ao receber a faixa de cidadãos brasileiros, se tornando presidente do Brasil pela terceira vez, e essa faixa sendo entregue por uma mulher negra, Aline Souza de 33 anos, transformou o ato em um símbolo, onde o que prevaleceu foi a democracia. Esse sentimento também foi percebido durante seu desfile em carro aberto, talvez a maior dúvida do dia. Outro destaque fica na prisão de um cidadão portando objetos não permitidos para aquele momento.

Lula fez um discurso em plenário onde afirmou que irá responsabilizar Bolsonaro pelos seus atos, simultaneamente, as imagens de Artur Lira e Augusto Aras foram captadas e transmitidas ao telão para os cidadãos que assistiam na Praça dos Três Poderes. Imediatamente, vaias foram ouvidas mostrando que os populares querem o devido julgo para aqueles que desafiaram a democracia.

Em seguida, Lula se dirige ao povo e apresenta um discurso pregando a união e ouviu de seus apoiadores o grito de “sem anistia”, simbolizando que teremos sim, uma caça às bruxas! Agora é esperar esses primeiros dias de governo para começar a avaliar e entender o rumo do Brasil!       

Sobre Josué Bittencourt (1074 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d