Breaking News

Entrevista com Rafa Fortes

Rafa Fortes é Presidente da VTEX Brasil, atua no mercado de tecnologia para e-commerce desde 2001, quando fundou a WX7 Solutions, empresa adquirida pela VTEX em 2011. Graduado em Direito, é apaixonado por tecnologia e tem MBA em Gestão e Estratégias para E-commerce e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. A VTEX nesse mês produziu o VTEX- Day, apresentando novas tendências para o mercado de e-commerce. Nessa entrevista Rafa Fortes faz um pequeno balanço do evento.

 

 

Com vocês Rafa Fortes! 

Ao produzir o VTEX DAY para apresentar ao mercado novas ideias e soluções, coloca o Brasil no mapa do e-commerce mundial?

Fortes:

Com certeza. Mas vale lembrar que o Brasil já é uma importante referência para o ecommerce e para o varejo mundial há alguns anos.  Desde 2013, a VTEX tem levado o conhecimento e experiência de seu time com complexas arquiteturas de comércio eletrônico do Brasil para diversos países ao redor do globo. Dizemos sempre que a nossa solução é desenvolvida e testada em um dos ambientes de negócios mais desafiadores do mundo, por isso somos capazes de oferecer uma plataforma tão completa e composable, que atende às demandas de marcas e varejistas dos mais diferentes setores em 38 países. Além disso, o VTEX DAY já acontece há 14 anos, e devido à qualidade de seu conteúdo, assim como o alto nível de participantes, o evento reúne clientes e parceiros de dez países, demonstrando sua relevância não apenas para o setor de varejo, mas também para o turismo de negócios em São Paulo.

Dentro do evento aconteceram muitas palestras de diversos temas entre eles com mais destaque para Inteligência Artificial. Como a VTEX pretende trabalhar esse tema nos próximos anos? Existem muitos questionamentos e muitas preocupações com relação ao futuro, como serão os empregos, já que a IA pode ser um grande vilão. O que pensa a respeito disso? Você acha que uma revolução tecnológica sem afetar as pessoas empregadas?

Fortes:

Na VTEX, acreditamos que a Inteligência Artificial (IA) já é, e será ainda mais, uma importante aliada para criar experiências para os consumidores. Por isso, vemos múltiplas aplicações para seu uso, por exemplo, impulsionando ferramentas de recomendação e atendimento ao consumidor.

Recentemente incluímos um bot de atendimento aos clientes alimentado com amplo conhecimento da plataforma VTEX, que através de IA consegue proporcionar respostas imediatas, garantindo agilidade e retorno sem espera. Nossos clientes ainda possuem a opção de continuar o atendimento com o nosso time de especialistas do suporte, assim conseguimos otimizar nossos serviços e aprimorar ainda mais a experiência de atendimento. 

O que você achou do evento? Atingiu as expectativas? É possível apontar algumas diretrizes futuras para o mercado de e-commerce?

Fortes:

Mais uma vez o VTEX DAY foi um sucesso. E superou nossas expectativas em resultados quantitativos e qualitativos. Tivemos um público total de mais de 20 mil pessoas por dia e cerca de 250 expositores, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2022. Estes números demonstraram o crescimento do evento e ele caminha para se tornar o maior e mais importante encontro de digital commerce do mundo. 

Temos muito orgulho do impacto que o evento tem para os nossos clientes, parceiros e para a carreira de cada participante. O conteúdo escolhido e os palestrantes, reconhecidos internacionalmente, enriquecem o conhecimento que desejamos que o público tenha e suas tomadas de decisão. O evento se tornou uma grande oportunidade de negócios e networking e isso também se deve aos parceiros presentes, além das soluções e debates apresentados.

Durante o segundo dia do VTEX DAY, Heather Hershey, diretora de Pesquisa para Comércio Digital Mundial da IDC, e Zia Wigder, Chief Content Officer da Insider Intelligence, enumeraram tendências e sinalizaram movimentações de mercado às quais as empresas precisam ficar atentas para implementar um ecommerce resiliente. Para a diretora da IDC, mesmo as empresas ainda digitalmente imaturas, sem segmentação de dados dos clientes e com sistemas desintegrados, podem se aproveitar da inovação no ecommerce. “Elas precisam fazer investimentos estratégicos em software que atendam às demandas específicas do seu negócio”, afirmou, destacando que soluções composable podem ser um bom caminho, já que permitem uma implementação em fases.

Já Zia Wigder, da eMarketer, falou das tendências para o ecommerce sob uma ótica menos técnica. A especialista traçou um paralelo entre os assuntos que se discute hoje e aqueles sobre os quais o mercado falava antes da pandemia. Ela ressaltou que estamos falando das mesmas coisas que falávamos até 2020, porém agora são tratadas em um mundo diferente. Além disso, a especialista da eMarketer prevê que o ecommerce da América Latina deve crescer 53% até 2026. 

Sobre Josué Bittencourt (1073 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: