Breaking News

Audi Q6 e-tron

A contagem regressiva começou, e o desenvolvimento do primeiro modelo baseado na nova Premium Platform Electric (PPE) está na reta final. Nos testes finais, jornalistas do mundo inteiro sentaram ao volante do protótipo do Audi Q6 e-tron e compartilharam as suas impressões com a equipe de desenvolvimento técnico da AUDI AG. Na ocasião, foram apresentadas as novas tecnologias de iluminação, como a segunda geração do OLED Digital. Esta inovação mudará de forma permanente o design da iluminação automotiva. Com as luzes de OLED digitais de segunda geração, o Audi Q6 e-tron levará o design de iluminação e a gama de funções e a segurança na via para um novo patamar. Além das tecnologias, a pintura exclusiva do protótipo, criada pelo projetista brasileiro Maurício dos Santos, traz uma perspectiva ainda mais ampla do novo modelo.O Audi Q6 e-tron marca o início da maior ofensiva de modelos da história da Audi. É também o primeiro veículo a utilizar a recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE).

Essa plataforma tecnológica, criada em conjunto pela Audi e Porsche, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. É escalável para acomodar uma ampla gama de modelos nos segmentos de tamanho médio e luxo. O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos também são escaláveis. Isso permite incluir modelos SUV e CUV, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.Diante de todas essas novidades, a Audi está preparando o lançamento do modelo com todo o cuidado. Como parte da campanha de comunicação da Audi antes do lançamento do modelo, a primeira experiência com o protótipo do Audi Q6 e-tron ocorreu na primeira quinzena deste mês de julho, nas ilhas Faroé, um arquipélago situado entre a Escócia e a Islândia.

Desta forma, a marca dos quatro argolas revelou, em fase experimental, uma prévia de várias tecnologias inovadoras do veículo e do trabalho da equipe de desenvolvimento.O novo modelo redefinirá as referências da indústria em termos de desempenho, autonomia e carregamento. É também o primeiro modelo totalmente elétrico a sair da linha de produção em Ingolstadt, na Alemanha. Além disso, a sede da Audi em Ingolstadt se tornará a primeira fábrica da AUDI AG com sua própria instalação de montagem de baterias. O próximo Audi Q6 e-tron representa, portanto, a transformação global da marca em um fornecedor de mobilidade elétrica premium.O Q6 e-tron não somente marca um novo capítulo em mobilidade elétrica na Audi. A tecnologia de iluminação é uma parte importante do DNA da Audi. Com a primeira assinatura de luz digital do mundo, o Audi Q6 e-tron anuncia uma nova era caracterizada por design e estética diferenciada e exclusiva da Audi. Cada design é únicoDesde o lançamento do Audi e-tron em 2018, a marca das quatro argolas tem montado protótipos e modelos únicos com pinturas individuais, o chamado “design de pintura” da Audi – mais recentemente o S1 Hoonitron e o show car de Fórmula 1. A fabricante já apresentou mais de 20 veículos com este exterior especial, todos desenhados por Maurício dos Santos, responsável pelo Design Branding da Audi. Sua visão mais recente agora decora o protótipo Audi Q6 e-tron.

Dos Santos usa suas últimas pinturas para explicar a filosofia por trás do design expressivo e mostra como os ternos masculinos influenciam e o que deixa até mesmo um designer nervoso.“A linguagem de design da Audi está dando o próximo passo com o Q6 e-tron, e queríamos deixar isso claro nas pinturas exclusivas”, afirma o designer. “A arquitetura e o caráter de um veículo são sempre únicos, assim como o design de cada pintura individual. Tudo começa sempre com a decisão de quais elementos do veículo você deseja destacar e enfatizar.” Embora o novo projeto também se baseie em elementos de design anteriores – como a cor vermelha neon também usada no Audi Q6 e-tron, amplamente familiar das memoráveis pinturas do Audi e-tron 2018 – cada novo modelo também abre um novo capítulo. “Na Audi, tecnologia e design estão intrinsecamente ligados e formam uma única entidade. À medida que nossas tecnologias se tornam mais poderosas e precisas, isso também é visível em nosso design, escolha de materiais e narrativa”, explica dos Santos.Segundo Dos Santos, as pinturas exclusivas traduzem os elementos técnicos do veículo em uma linguagem visual memorável. “Basicamente, queremos iniciar uma conversa com as pinturas. O que torna a linguagem de design única é que essa conversa pode ser realizada globalmente. Certas coisas são percebidas de forma diferente em diferentes países, mas, no final, o design funciona em qualquer lugar.”

As formas têm um fluxo suave para enfatizar os elementos-chaveNo caso do Audi Q6 e-tron, os grafismos de grandes dimensões identificam à primeira vista o veículo como um protótipo, que, acredita dos Santos, se encontra “sempre num campo de tensão muito especial”. “Quando se trata de um protótipo, as pinturas criam oportunidades para conversarmos sobre o design, que na verdade ainda está em segredo. Isso nos permite permanecer vagos, enquanto já identificamos certos aspectos.”Linhas nítidas e alto contraste: Gráficos radiais em grande escala em Gloss Fierce Fuchsia combinam com uma malha geométrica detalhada e gráficos de listras em prata. As formas fluem suavemente umas para as outras, enfatizando elementos-chave da arquitetura do veículo. O painel inferior é destacado da carroceria em branco, acentuando a filosofia e-tron da Audi, que coloca a direção livre de emissões no centro do design.O processo de design da pintura decalque é semelhante para cada veículo. Usando renderizações detalhadas de designers, a equipe trabalha em conjunto para decidir quais elementos compõem o modelo e em quais partes do corpo focar.

O objetivo é refletir abstratamente e reforçar visualmente o caráter do modelo por meio de adaptações. “A ideia original sempre deve permanecer como o principal orientador.”É aí que o processo de design realmente começa. Com muitos esboços feitos à mão no papel (“só preciso dessa conexão entre cabeça, lápis e mão”, afirma o designer), a visão é finalmente traduzida para o veículo por meio de um software de imagens e gráficos. O carro é completamente coberto por pinturas, um processo que leva vários dias devido ao alto nível de meticulosidade e precisão exigidos.“Este é o momento da verdade”, pontua dos Santos, porque “as linhas que antes pareciam retas não parecem mais retas no corpo devido aos seus muitos cantos e bordas”. Nessa fase da obra, prossegue, “muito é jogado fora, repensado e redesenhado”. No processo, sempre tem que considerar como as pessoas verão seu projeto mais tarde, avisa o designer. “Você nunca sabe de qual ângulo uma pessoa verá o Audi Q6 e-tron pela primeira vez. Não é como em um filme com uma câmera, onde você decide focar primeiro nesta parte, depois naquela parte.

O veículo é uma escultura. As pinturas precisam funcionar sob todos os ângulos, 360 graus, ao redor de todo o carro, o tempo todo.”No final, quando o design da pintura estiver perfeitamente combinado com as várias geometrias do carro, dos Santos terá criado um traje personalizado para o modelo. “Existe apenas uma vez em todo o mundo, apenas para este modelo exato.”Maurício dos Santos nasceu em Munique, em 1987, filho de mãe alemã e pai brasileiro. Depois de terminar o colegial, ele estudou design em sua cidade natal. Ele trabalha para a Audi em Design Branding desde 2014, com foco principal em e-tron, Inteligência Artificial e automobilismo.

Além do mundo automotivo, ele também trabalha como designer freelance – criando logotipos, produtos e pôsteres, bem como capas de álbuns para artistas de ouro e platina na indústria da música.Assinatura e movimento combinados pela primeira vez: A assinatura de luz digital ativa Os faróis e as lanternas traseiras parecem vívidos à primeira vista – isso é como os clientes devem imaginar assinatura de luz digital ativa, uma estreia mundial da marca dos quatro argolas. Ela faz parte do pacote opcional de assinaturas de luzes digitais. “O Audi Q6 e-tron marca a estreia de um modelo de produção no qual estamos projetando tanto a forma das luzes como todo o seu movimento. Graças a uma simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, as luzes do novo Audi Q6 e-tron parecem mais vibrantes e inteligentes do que nunca. Provemos as assinaturas de luz com sua própria personalidade e o mundo digital com sua própria estética ao mesmo tempo”, explica César Muntada, Chefe de Design de Iluminação. “Com a primeira assinatura de luz digital do mundo, o Q6 e-tron está anunciando uma nova era de design e estética diferenciados e exclusivos da Audi.”

Um módulo de software em um dos computadores de domínio do Audi Q6 e-tron, desenvolvido em conjunto pela Audi e pela empresa de software do grupo, CARIAD, possibilita este tipo de assinatura de luz. No caso da lanternas traseiras de OLED digitais de segunda geração, os painéis de OLED de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos, utilizando um algoritmo especialmente desenvolvido. Este algoritmo permite que a assinatura de luz digital ativa demonstre a vibração do carro e a habilidade de interagir pessoalmente tornando a “atividade cerebral” do Q6 e-tron visível por meio de movimento constante. A assinatura de luz digital ativa na parte dianteira é criada via interação do algoritmo com 12 segmentos de luz com atenuação controlada, ao passo que na parte traseira, todos os segmentos OLED são utilizados.

Sobre Josué Bittencourt (1073 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: