Breaking News

 40 anos de Diretas Já.

A democracia brasileira comemora esse mês de abril a sua maior comoção, os comícios das “Diretas Já”, o deputado federal Dante de Oliveira do antigo PMDB de Cuiabá, foi eleito com uma promessa, apresentar um projeto de lei que estabelecesse a votação direta para presidente do Brasil, estamos falando de 1982 ano da sua eleição. O ano de 1983, Dante, já eleito, faz seu projeto ganhar vigor na câmara de deputados federais, e não demorou muito para ganhar as ruas, incendiando os quatro cantos do Brasil. Brasileiros se uniram aos políticos para pedir no Congresso o direito de voto direto para presidente. Esse ano, a democracia falou mais alto nesse país, não importava qual era o político que estava falando no palanque. Naquele ano, a mensagem era uma só, DIRETAS JÁ!  Esse era o pedido de cada brasileiro que aqui habitava, foram comícios históricos onde a classe política teve o auxílio de outras classes, como a classe artística, classe intelectual, entre outras. Na noite de 25 de abril de 1984, a festa deu lugar ao choro e ao constrangimento.

TV BRASIL

A ditadura militar, mesmo combalida e perdida, conseguiu abafar na câmara de deputados a votação da emenda.  Tancredo Neves, em 1985, foi eleito de forma indireta pelo colégio eleitoral para presidente do Brasil. Essa eleição tem um bastidor sombrio e vergonhoso por parte de Paulo Maluf.

Na época, era apoiado pelos militares, sua indicação teve muito barulho, e um desses barulhos foi com Mario Juruna do PDT, ele acusou Calim Eid, braço direito de Maluf, de ter tentado comprar seu voto com dinheiro. Juruna apresentou como prova o recibo de um depósito em sua conta bancária e chamou os jornalistas para registrar a devolução do dinheiro. Esse era Paulo Maluf, o candidato da ditadura militar.   

A noite sombria de 1984 deu lugar a uma alegria cinco anos depois, quando a lei Dante de Oliveira consegue ser aprovada e logo em seguida o Brasil tem sua primeira eleição pelo voto direto em 1989. Infelizmente, o Brasil não soube escolher certo seu presidente pós-ditadura militar ao colocar um bufão, para dirigir um país cheio de sequelas vistas até hoje. Em 1990, Collor assumiu o país com a promessa de transformar o Brasil em primeiro mudo, e a sua primeira medida econômica, em conjunto com a sua ministra da economia Zélia Cardozo de Mello foi confiscar o dinheiro de todos os brasileiros, incluindo a poupança. Assim começava o governo Collor, mas essa história fica para outro momento.

A emenda Dante de Oliveira transformou um país, a comoção dá quele momento simboliza como é possível brigar da forma certa pela democracia, o país nunca mais foi o mesmo depois daquele ano, o brasileiro aprendeu a brigar pela democracia mesmo não sendo ouvido em 1983, posso afirmar que, ficou a lição, a força desse país está nas ruas com os brasileiros, a união do povo consegue vencer suas dificuldades.

                                Viva as Diretas Já!

Sobre Josué Bittencourt (1132 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading