Performance Impecável de Rebeca Andrade e sua Conquista da Medalha de Prata
A cada competição, uma nova medalha. E com cada conquista, Rebeca Andrade se firma ainda mais como uma das maiores atletas da história do esporte olímpico brasileiro. Neste sábado, na Arena Bercy, em Paris, Rebeca voou para se tornar vice-campeã olímpica no salto, ficando atrás apenas do fenômeno americano Simone Biles. Este resultado coloca a brasileira no seleto grupo de lendas do esporte nacional, ao lado dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas olímpicas.
Performance Impecável
Rebeca Andrade executou com perfeição dois saltos desafiadores: um Cheng e um Amanar. No Cheng, que tem uma dificuldade de 5.6, ela recebeu uma nota de execução de 9.500, totalizando 15.100 pontos. Já no Amanar, com dificuldade 5.4, ela alcançou 14.833 pontos, com uma execução de 9.433. Sua média final foi de 14.966, garantindo a prata na competição.
Simone Biles, por sua vez, cumpriu seu papel com um Biles II e um Cheng, alcançando uma média de 15.300 e levando o ouro. O bronze ficou com a americana Jade Carey.

Depoimento Inspirador
Em suas palavras emocionadas, Rebeca destacou o orgulho de representar o Brasil e ser uma referência para tantas pessoas:
“Poder representar isso é um orgulho, ser referência é algo que eu vou levar pra sempre comigo. Como a gente vê o Senna, como a gente vê vários esportistas que a gente pensa assim: ‘caramba, ele foi gigante, olha como ele me inspira, olha como ele age, olha como ele falou, olha como ela fez, olha como ela é’. Essas são coisas que ninguém vai tirar da gente, faz parte da gente, sabe? Então, quando alguém olha pra mim e fala ‘cara, eu assisti você e eu senti isso, a minha filha te adora, e meu sobrinho fez isso, aquilo, o outro’ chega a arrepiar, assim, sabe?”
História Olímpica
Com a prata deste sábado, Rebeca acumula agora cinco medalhas olímpicas. Além da prata no salto, ela foi vice-campeã olímpica do individual geral e conquistou o bronze por equipes em Paris 2024. Em Tóquio 2020, ela brilhou como campeã do salto e vice no individual geral. Vale lembrar que Rebeca ainda tem duas finais para disputar nesta segunda-feira (5): trave e solo, onde pode superar Scheidt e Grael.
Preparação e Estratégia
Apesar das especulações sobre a possível execução de um Triplo Twist Yurchenko, que poderia ser batizado de Andrade, Rebeca optou por uma estratégia conservadora, apostando na qualidade de seus saltos mais seguros. A brasileira mostrou uma execução impecável em ambos os saltos, consolidando sua posição entre os gigantes da ginástica artística e do esporte olímpico brasileiro.
Agradecimentos e Reflexão
Rebeca expressou sua gratidão a todos que contribuíram para suas conquistas:
“Eu acho que eu nunca imaginei ganhar tantas medalhas numa Olimpíada. Eu queria muito ser medalhista, sonhava e coloquei como objetivo ser medalhista, mas eu não imaginava ter tantas medalhas assim. Então eu agradeço muito a minha equipe multidisciplinar, o meu treinador, a minha família que permitiram que essas coisas acontecessem, sabe? Se fosse por mim mesmo algumas vezes eu já teria desistido. Então por conta deles eu estou aqui e os meus sonhos, meus objetivos estão sendo alcançados e estou ficando gigante, né? Isso é muito legal do meu tamanho (risos).”
Rebeca Andrade continua a escrever seu nome na história do esporte olímpico, inspirando futuras gerações e consolidando seu legado como uma das maiores atletas brasileiras de todos os tempos.

Boa matéria