Deslizamento de Terra Atinge Casas em Salvador; Há Pessoas Soterradas
Na manhã desta quarta-feira (27), um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas atingiu ao menos seis casas na região de Saramandaia, no bairro de Pernambués, em Salvador. Segundo o Corpo de Bombeiros, há vítimas soterradas, incluindo uma criança de oito anos. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local realizando os resgates.
Chuvas Intensas Superam Média Histórica
Salvador registrou mais de 219 milímetros de chuvas em 72 horas, o que equivale ao dobro da média histórica para o mês de novembro, de 108,2 mm, segundo a Codesal. Desde sábado (23), as chuvas têm causado alagamentos, deslizamentos e interrupções de serviços na cidade.
Famílias Atingidas e Alertas Ativados
Segundo informações preliminares, pelo menos duas famílias estavam nos imóveis atingidos pelo deslizamento. Sirenes de alerta foram acionadas em várias áreas de risco, como Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso, Calabetão, Bosque Real e Olaria, orientando moradores a evacuar os locais.
Impactos na Mobilidade
O mau tempo também afetou a travessia Salvador-Mar Grande, que está suspensa desde segunda-feira (25) devido ao mar agitado e ventos fortes. As escunas de turismo também permanecem inoperantes, enquanto a travessia Salvador-Morro de São Paulo segue operando com conexão em Itaparica.
Previsão e Riscos
A previsão para esta quarta-feira é de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com alto risco de alagamentos e novos deslizamentos de terra. A Defesa Civil mantém o alerta máximo e reforça a importância de seguir as orientações de evacuação em áreas vulneráveis.
A situação evidencia a gravidade dos impactos climáticos em Salvador, destacando a urgência de medidas preventivas e de apoio às famílias afetadas.

Já está disponível na Amazon : https://a.co/d/bnMJflr

Deixe uma resposta