Burle Marx Tapeceiro: O Legado Têxtil de um Gênio Multifacetado
Burle Marx Tapeceiro: O Legado Têxtil de um Gênio Multifacetado
Muito além do paisagismo que o consagrou, Roberto Burle Marx teve uma atuação pouco explorada e igualmente brilhante na tapeçaria. O livro Burle Marx Tapeceiro, escrito pelo arquiteto e historiador de arquitetura e artes visuais Guilherme Mazza Dourado, resgata essa faceta pouco conhecida do artista, revelando sua contribuição singular para a tapeçaria moderna brasileira.
A Arte Têxtil de Burle Marx
Fruto de uma extensa pesquisa, a edição é o primeiro estudo inteiramente dedicado às tapeçarias do artista, feitas principalmente em lã natural e teares manuais de alto liço. Burle Marx foi um pioneiro no Brasil nesse segmento, sendo o primeiro brasileiro a criar uma tapeçaria moderna em Aubusson, na França, região reconhecida por sua tradição na arte tecelã.
O livro celebra os 30 anos da morte do artista, oferecendo um olhar aprofundado sobre sua trajetória têxtil, que se estendeu das décadas de 1950 a 1980. O percurso de Burle Marx nessa arte teve início na icônica região de Aubusson, onde grandes nomes como Calder e Picasso também foram convidados a experimentar a técnica. No Brasil, sua produção se consolidou em ateliês de São José dos Campos, onde desenvolveu peças marcantes.
Capítulos e Conteúdo
A obra é dividida em três capítulos essenciais:
- Ingresso na arte têxtil: O início da experiência de Burle Marx com tapeçarias.
- Trabalhos em Brasília: Obras desenvolvidas para a capital brasileira.
- Parcerias com Clemente Gomes: Colaborações que enriqueceram sua produção.
O livro traz um panorama completo de seus painéis têxteis, maquetes, estudos e obras de referência, destacando seu papel na modernização da tapeçaria brasileira.
Burle Marx Tapeceiro já está disponível para compra no site da Luste Editores.
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S


Deixe uma resposta