Cultura para todos: Passaporte RJ completa 4 anos com festa e inclusão
Cultura para todos: Passaporte RJ completa 4 anos com festa e inclusão 🎭🎉
Quatro anos de história, mais de 230 mil pessoas beneficiadas e um objetivo claro: transformar vidas por meio da cultura. Criado em 2021, o Passaporte Cultural RJ celebra neste sábado (14/6) seu aniversário com uma grande comemoração na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão (RJ), reunindo arte, inclusão e diversidade em uma festa que também homenageia os protagonistas dessa jornada.
O programa, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), vem mudando o cenário cultural fluminense ao conectar pessoas com espetáculos, museus, teatros e instituições que antes pareciam distantes. Presente nos 92 municípios do estado, o Passaporte Cultural atende instituições de ensino, associações comunitárias, projetos sociais e entidades governamentais com uma única missão: tornar a arte acessível a todos.
“Esse é um dos maiores orgulhos da nossa gestão. O Passaporte Cultural abre portas para quem, muitas vezes, nunca teve a chance de ver uma peça de teatro ou visitar um museu”, declarou o governador Cláudio Castro. A secretária Danielle Barros reforçou: “É uma ferramenta de transformação, e sábado é dia de comemorar com quem constrói essa história”.
Além do espetáculo Alegra, do Unicirco, que será apresentado no sábado, a celebração se estende durante a semana na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, com apresentações de música, dança, teatro e circo de instituições participantes. A agenda cultural valoriza talentos locais e reforça a proposta de ampliação da formação de plateia no estado.
A iniciativa é executada pela Escola Estadual da Cultura RJ e já firmou parceria com mais de 70 equipamentos culturais, incluindo o Museu do Amanhã, Planetário, Museu do Flamengo, CRAB e o MAR — alguns dos mais visitados até hoje. Os beneficiários também tiveram a chance de frequentar grandes palcos como o Theatro Municipal, Teatro João Caetano e Teatro Riachuelo.
Com foco na população de baixa renda, o programa busca não só proporcionar entretenimento, mas gerar pertencimento, educação cultural e cidadania. “É uma alegria ver o alcance desse projeto, pensado com carinho e dedicação”, celebrou Claudia Viana, subsecretária da Sececrj.
📍 Confira os detalhes da programação comemorativa:
🗓 11/06 (terça), às 14h – Biblioteca Parque Estadual
- Banda Sinfônica Juvenil Fluminense
- Projeto Vidançar
- Instituto Joias do Amanhã
🗓 12/06 (quarta), às 14h – Biblioteca Parque Estadual
- Coral dos Correios
- Academia Valéria Martins
- Orquestra Sinfônica Jovem do RJ
🗓 13/06 (quinta), às 14h – Biblioteca Parque Estadual
- Orquestra Universo da Música
- Instituto João Gonçalves da Silva
- Teatro de Iguaba
🗓 14/06 (sexta), às 16h – Quinta da Boa Vista
- Grupo Inclusivo Expressar
- Fala das autoridades
- Espetáculo Alegra – Unicirco
🎟️ Uma celebração que vai além da festa: é sobre pertencer, viver e transformar.
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S






Deixe uma resposta