Breaking News

Linkezine entrevista: Vanessa Duarte Uma liderança que fortalece a governança pública na Amazônia

A trajetória de uma liderança que fortalece a governança amazônica.

Vanessa Duarte, Diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal, é referência em gestão institucional, políticas públicas e articulação interestadual, com mais de 20 anos de atuação na região.

 Linkezine entrevista: Vanessa Duarte

Uma liderança que fortalece a governança pública na Amazônia

A Linkezine entrevista a Diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal, profissional com ampla experiência em relações interestaduais, gestão institucional e orçamento público. Ao longo de mais de 20 anos, Vanessa Duarte atuou na elaboração e execução de projetos estratégicos, análise de políticas públicas, captação de recursos e advocacy em diferentes frentes governamentais.

Especialista em Direito Administrativo, ela se destaca pela sólida atuação em compras, contratos e gestão de pessoas — competências exercidas também em contextos internacionais. Consultora, palestrante e professora, Vanessa mantém colaboração constante com escolas de governo na Amazônia, contribuindo para a formação de gestores e para o fortalecimento das instituições públicas da região.

Com vocês, Vanessa Duarte.

_______________________
Quais foram os achados mais relevantes do estudo em relação às dinâmicas dos crimes ambientais na Amazônia, incluindo desmatamento, mineração ilegal, incêndios florestais e delitos contra a fauna?
Vanessa Duarte :  
Pela primeira vez, contamos com um diagnóstico integrado dos crimes ambientais na Amazônia, reunindo dados dos nove estados e permitindo uma leitura regional inédita. O estudo mostra que diferentes tipos de crimes, como desmatamento, incêndios florestais, delitos contra a fauna e mineração ilegal, apresentam dinâmicas próprias, mas muitas vezes se conectam, formando cadeias que se sobrepõem no território. Essa visão integrada nos permite identificar padrões que antes estavam fragmentados e fortalece a capacidade de priorizar áreas e temas que exigem respostas conjuntas.
__________________________
De que forma os governos estaduais têm trabalhado de maneira integrada para enfrentar os ilícitos ambientais identificados no diagnóstico?

 

Vanessa Duarte :      O diagnóstico demonstra que os estados já vêm ampliando a cooperação entre instituições e entre diferentes níveis de governo. Há operações conjuntas conduzidas pelas Polícias Civis e Militares, pelos órgãos ambientais estaduais e, em muitos casos, em parceria com órgãos federais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Iniciativas como o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais (PPCDAP), no Amapá, ou a Força-Tarefa Amazônia Segura, no Pará, mostram como prevenção, inteligência e fiscalização têm sido articuladas. O Consórcio da Amazônia Legal tem sido o espaço institucional que conecta esses esforços e transforma cooperação em estratégia regional.

__________________________

 

Quais são os principais desafios estruturais e operacionais mapeados no estudo que dificultam a atuação das forças de segurança nos estados amazônicos?

Vanessa Duarte : O estudo confirma que o principal desafio é o próprio território amazônico: uma região extensa, diversa e de difícil acesso. Isso exige estruturas logísticas robustas, equipes especializadas e tecnologias avançadas de monitoramento. O diagnóstico aponta áreas prioritárias para investimentos, como ampliação da presença territorial, fortalecimento das delegacias ambientais, melhoria da frota de embarcações e aeronaves e expansão de ferramentas de inteligência e georreferenciamento. Em vez de enfocar limitações, o estudo nos oferece um guia claro de onde avançar de forma estratégica e cooperada.

 

____________________________

 

Quais boas práticas, estratégias regionais de prevenção e iniciativas de fiscalização e inteligência se destacam como mais eficazes no combate aos crimes ambientais na Amazônia?

Vanessa Duarte : O estudo reúne um conjunto de iniciativas estaduais que têm apresentado bons resultados. Entre elas estão a Operação Curupira, no Pará; a Operação Mapinguari e a Operação Ar Puro, em Rondônia; a Operação Escudo das Cinzas, também em Rondônia; e o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais (PPCDAP), no Amapá. São ações que combinam inteligência, monitoramento contínuo, cooperação entre instituições e presença efetiva no território. Estratégias que integram dados, utilizam alertas em tempo real e coordenam respostas entre diferentes órgãos têm se mostrado especialmente eficazes. O papel do Consórcio é justamente ampliar esse tipo de prática, conectando experiências estaduais e construindo uma estratégia regional sólida.
disponível para venda na Amazon:   https://a.co/d/0gDgs0S
Sobre josuejr54 (4377 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 comentário em Linkezine entrevista: Vanessa Duarte Uma liderança que fortalece a governança pública na Amazônia

  1. Eneida oliveira // 12/01/2026 às 1:18 am // Responder

    Entrevista informativa

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading