🚨 Mais de 1 milhão de motoristas estão com exame toxicológico vencido no Brasil ⚠️
Multas começam em 29 de dezembro e alerta acende corrida pela regularização.
🚨 Mais de 1 milhão de motoristas estão com exame toxicológico vencido no Brasil ⚠️
Multas começam em 29 de dezembro e alerta acende corrida pela regularização.
Mais de 1 milhão de motoristas das categorias C, D e E circulam pelo país com o exame toxicológico vencido, e muitos já receberam notificações pela CNH Digital informando que, a partir de 29 de dezembro, a multa de R$ 1.467,35 começará a ser aplicada. Os dados da Senatran mostram um cenário de atenção: só o Detran de São Paulo concentra 350.801 condutores irregulares, seguido por Paraná (92.294), Minas Gerais (78.500) e Rio de Janeiro (73.062). No total, o país possui aproximadamente 4 milhões de habilitados nessas categorias — ou seja, um quarto corre risco de autuação.
A legislação exige que o exame seja renovado a cada 30 meses para motoristas com até 70 anos. E as penalizações podem ocorrer de duas maneiras: automaticamente, pelos sistemas dos Detrans — mecanismo já adotado por oito estados — ou por fiscalização presencial. Isso significa que o condutor pode ser multado mesmo longe do volante, desde que esteja com o exame vencido.
Com a proximidade da data-limite, especialistas preveem um aumento expressivo na procura pelas coletas. Para Marcelo Teza, gerente do DB Toxicológico, o comportamento se repete todos os anos: muita gente deixa para a última hora.
“Há sempre uma corrida final. Além da possibilidade de multa, o motorista pode enfrentar prazos mais longos por conta do volume de exames. O ideal é se antecipar”, explica.
O exame toxicológico vai além da simples coleta de fios de cabelo ou pelos. O processo envolve cadeia de custódia, análises laboratoriais complexas e etapas confirmatórias que podem levar até 48 horas após a chegada da amostra. Em casos específicos, o prazo pode ser maior. Para exames vinculados à CNH, o laudo é automaticamente integrado ao sistema RENACH, permitindo regularização imediata.
“É um exame com validade jurídica, estruturado para garantir precisão e rastreabilidade em cada etapa”, completa Teza.
O exame é obrigatório para obtenção, renovação da CNH, mudança de categoria e de forma periódica a cada 2 anos e meio. Quem for flagrado com o exame vencido está sujeito a multa, 7 pontos na CNH e até suspensão do direito de dirigir.
O DB Toxicológico, referência nacional, atua com exames de larga janela de detecção, toxicologia ocupacional e análises clínicas diversas — das vitaminas aos metais e drogas terapêuticas.
O alerta está dado: mais de 1 milhão de motoristas estão com o toxicológico vencido. Multas começam em 29/12. Antecipe-se e evite problemas! ⚠️📝 #TransitoSeguro #CNH2025 #ExameToxicologico #MotoristasDoBrasil
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S


Deixe uma resposta