Breaking News

🌪️⚡ Ventania histórica deixa 1,8 milhão sem luz em SP e provoca caos na capital

Rajadas acima de 80 km/h derrubam árvores, afetam transporte e fecham o Parque Ibirapuera.

Rajadas acima de 80 km/h provocam apagões, quedas de árvores e caos em SP. #Linkezine 🌪️

🌪️⚡ Ventania histórica deixa 1,8 milhão sem luz em SP e provoca caos na capital

 

Rajadas acima de 80 km/h derrubam árvores, afetam transporte e fecham o Parque Ibirapuera.

A quarta-feira (10) começou com o céu encoberto e terminou com um rastro de destruição em São Paulo. Uma forte ventania, impulsionada pela chegada de um ciclone extratropical vindo da região Sul, atingiu a capital e diversas cidades da Região Metropolitana, deixando 1,8 milhão de imóveis sem energia, segundo dados da Enel. As rajadas, que chegaram a 82 km/h pela manhã, ocuparam mais de vinte cidades com impactos simultâneos e imediatos.

Na capital paulista, mais de 1,17 milhão de clientes foram afetados — cerca de 20% de toda a base da empresa. Municípios como Cotia e Pirapora do Bom Jesus também enfrentaram apagões severos, registrando, respectivamente, 73% e 87% de residências e comércios sem luz. A concessionária informou que equipes seguem mobilizadas em campo para reparar redes rompidas e recompor trechos atingidos por quedas de galhos, postes e objetos levados pelo vento.

A Defesa Civil já havia emitido alerta na véspera, prevendo tempestades severas, ventos acima de 90 km/h e possibilidade de granizo. A manhã confirmou os sinais: o cenário urbano se transformou em um mosaico de árvores caídas, vias bloqueadas e serviços comprometidos. Só na capital, 57 quedas de árvores foram registradas até as 11h.

Entre os pontos mais afetados, o Parque Ibirapuera precisou ser fechado pela Prefeitura. A Urbia, concessionária responsável, interrompeu o acesso às atrações de Natal e orientou que o público evitasse a região até nova avaliação. A ventania também comprometeu o atendimento do Hospital São Paulo, na Vila Clementino, que operou de forma limitada em alguns setores.

O transporte sobre trilhos sofreu impacto direto. Diferentes linhas de trem reduziram a velocidade ou aumentaram intervalos devido a falhas no sistema de energia e queda de galhos sobre as vias:

  • Linha 7–Rubi: velocidade reduzida entre Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá.
  • Linha 9–Esmeralda: intervalos ampliados após interferência dos ventos em Santo Amaro.
  • Linha 10–Turquesa: operação limitada entre Barra Funda e Rio Grande da Serra.
  • Linha 11–Coral: tempo de parada maior entre Guaianases e Estudantes desde o meio-dia.

Com previsão de rajadas ainda mais intensas ao longo do dia, autoridades reforçam o alerta: evitar áreas arborizadas, manter distância de fios caídos e acompanhar atualizações oficiais.

Rajadas de 82 km/h deixaram SP às escuras: 1,8 milhão sem luz, árvores caídas e serviços afetados. Dia tenso na capital.

#ClimaSevero   #SPEmergência  #TempoNosso  #AtualizaçãoSP

 

 

disponível para venda na Amazon:   https://a.co/d/0gDgs0S

Sobre josuejr54 (4398 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading