Breaking News

PF mira Cláudio Castro em operação sobre fraudes fiscais da Refit

Ex-governador foi alvo de busca no Rio

Polícia Federal cumpriu mandado na casa de Cláudio Castro em investigação sobre supostas fraudes fiscais da Refit. #Linkezine 🚨

PF mira Cláudio Castro em operação sobre fraudes fiscais da Refit

Ex-governador foi alvo de busca no Rio

Ainda era madrugada quando viaturas da Polícia Federal deixaram a Praça Mauá, no Centro do Rio, em direção a diferentes endereços da cidade. O silêncio típico das primeiras horas da manhã foi interrompido pela movimentação da Operação Sem Refino, deflagrada nesta sexta-feira, colocando novamente a política fluminense sob tensão.

Entre os alvos da ação está o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão em sua residência, localizada em um condomínio de luxo na Península, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. Segundo informações da investigação, Castro estava em casa com a esposa e os dois filhos no momento da chegada dos policiais.

A operação investiga supostas fraudes fiscais relacionadas à Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, grupo empresarial apontado como um dos maiores devedores de tributos do país. Ao todo, foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro do contexto da chamada ADPF das Favelas.

O empresário Ricardo Magro, dono da Refit, também é alvo da investigação e teve mandado de prisão expedido. A Polícia Federal solicitou ainda a inclusão do nome dele na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo internacional utilizado para localizar pessoas procuradas pela Justiça em diferentes países.

Em nota, a defesa de Cláudio Castro afirmou ter sido “surpreendida” pela operação e declarou que o ex-governador está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. Os advogados ressaltaram ainda que Castro “confia em sua lisura” e colaborará com as investigações.

A Operação Sem Refino amplia a pressão sobre figuras políticas e empresariais ligadas ao cenário econômico do Rio de Janeiro, especialmente em um momento de atenção crescente sobre esquemas de sonegação fiscal e dívidas tributárias bilionárias.

Nos bastidores políticos, a movimentação da PF repercutiu rapidamente. O caso reacende debates sobre relações entre grandes grupos empresariais e o poder público no estado, tema que atravessa diferentes governos nas últimas décadas.

Enquanto a investigação avança, a expectativa agora se concentra nos desdobramentos das apreensões realizadas nesta sexta-feira e no possível impacto político do caso. Em um Rio acostumado a operações de grande repercussão, a cena da PF batendo à porta de ex-governadores continua carregando simbolismo — e deixando perguntas ainda sem resposta.

 

Madrugada de operação no Rio: PF cumpre mandado na residência de Cláudio Castro durante investigação sobre fraudes fiscais. 🚔  #PolíciaFederal  #RioDeJaneiro

 

disponível para venda na Amazon:   https://a.co/d/0gDgs0

Sobre josuejr54 (4411 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading