Petrobras encontra hidrocarbonetos em poço exploratório na Foz do Amazonas
Descoberta ocorreu em águas ultraprofundas do Amapá
Petrobras encontra hidrocarbonetos em poço exploratório na Foz do Amazonas
Descoberta ocorreu em águas ultraprofundas do Amapá
Em águas ultraprofundas diante da costa do Amapá, uma nova etapa da exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira ganhou um dado importante nesta sexta-feira (14). A Petrobras identificou a presença de hidrocarbonetos no poço exploratório Morpho, localizado na Bacia da Foz do Amazonas. A perfuração, no entanto, ainda está em andamento e serão necessários novos trabalhos para dimensionar o potencial da descoberta.
O poço está situado no bloco FZA-M-59, a aproximadamente 175 quilômetros da costa do Amapá, em uma região com lâmina d’água de 2.886 metros. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 100% de participação na área, adquirida pela companhia na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2013.
A presença de hidrocarbonetos foi identificada por meio de perfis elétricos e indicações em rocha, segundo a companhia. O resultado representa uma descoberta exploratória, mas ainda não significa que exista uma reserva comercialmente viável ou que a produção esteja definida.
O que acontece depois da descoberta
A fase atual é justamente de investigação. Com a perfuração ainda em curso, a Petrobras pretende continuar a avaliação do intervalo identificado para obter informações que permitam compreender melhor as características da acumulação.
Esse processo é fundamental para determinar tamanho, qualidade e condições do reservatório. Somente depois das etapas de avaliação será possível saber se a descoberta apresenta condições para avançar em direção a um eventual projeto de produção.
A própria Petrobras destaca que as operações continuam seguindo procedimentos de segurança e com atenção aos aspectos ambientais e às pessoas envolvidas nas atividades.
Foz do Amazonas está no centro da nova fronteira
A descoberta ocorre em uma área considerada estratégica dentro da Margem Equatorial, faixa que reúne novas fronteiras exploratórias brasileiras em águas profundas e ultraprofundas. A região se estende pelo litoral das regiões Norte e Nordeste e inclui as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.
O interesse da indústria está relacionado ao potencial petrolífero dessas áreas e à possibilidade de ampliar, no futuro, as reservas nacionais. Ao mesmo tempo, a exploração exige processos de licenciamento, estudos técnicos e medidas específicas de proteção ambiental.
A Petrobras já havia recebido, em outubro de 2025, licença do Ibama para perfurar o poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado a cerca de 175 quilômetros da costa.
Agora, o foco passa a ser a avaliação do que foi encontrado no poço Morpho. A descoberta acrescenta uma nova peça ao mapa exploratório brasileiro, mas os próximos resultados da perfuração serão decisivos para mostrar o tamanho dessa oportunidade na Foz do Amazonas.
Uma nova descoberta entra no mapa da exploração brasileira. 🛢️ A Petrobras identificou hidrocarbonetos em um poço ultraprofundos na Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá. Agora, a perfuração continua para avaliar o potencial da área. #Petroleo #Energia
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S



Deixe uma resposta