Breaking News

FLIN 2026 leva mais de 50 mil pessoas a Niterói e transforma a cidade em território das palavras

Festa literária cresceu e celebrou o legado de Lélia

A FLIN 2026 levou mais de 50 mil pessoas ao Reserva Cultural e transformou Niterói em um grande encontro de literatura e cultura. #Linkezine 📚

FLIN 2026 leva mais de 50 mil pessoas a Niterói e transforma a cidade em território das palavras

 Festa literária cresceu e celebrou o legado de Lélia

 

Durante quatro dias, Niterói se transformou em ponto de encontro para quem lê, escreve, pesquisa e vive a cultura brasileira. Entre 13 e 16 de agosto, a Festa Literária Internacional de Niterói (FLIN) 2026 recebeu mais de 50 mil pessoas no Reserva Cultural, número que superou em mais de 65% a expectativa inicial de público. Com entrada gratuita, o evento reuniu literatura, música, teatro, audiovisual, jornalismo e cultura popular em uma programação inspirada pelo legado de Lélia Gonzalez.

Com o tema “Territórios das Palavras”, a festa ocupou quatro palcos simultâneos e ofereceu 62 horas de programação. Mais de 200 convidados participaram dos encontros, entre escritores, artistas, jornalistas, pesquisadores e criadores. O número de autores inscritos também cresceu de forma expressiva: foram 257 participantes em 2026, contra 103 na edição anterior.

O encerramento, no domingo (16), reuniu dois dos nomes mais aguardados pelo público: Emicida e Fernanda Torres. Em uma conversa sobre origem, criação e formação de novos imaginários, Emicida falou sobre sua relação com a literatura e destacou a importância da homenagem a Lélia Gonzalez.

“Sem ela não existiria Emicida”, afirmou o artista, ao lembrar a influência do pensamento de Lélia em sua trajetória.

Fernanda Torres ficou responsável por fechar a programação. A atriz e escritora apresentou uma leitura do primeiro capítulo de A Glória e seu Cortejo de Horrores e conversou sobre o processo de construção da obra. A experiência como atriz, segundo Fernanda, também esteve presente na escrita, especialmente na maneira de construir personagens e enxergar o mundo a partir de diferentes perspectivas.

Uma festa que cresceu com os livros

A expansão da FLIN também apareceu no espaço dedicado ao mercado editorial. O número de editoras participantes passou de 10, em 2025, para 13 neste ano. Três livrarias venderam aproximadamente 4 mil livros durante o evento, aproximando leitores, autores e editoras.

A Academia Brasileira de Letras e a Biblioteca Nacional também participaram da programação. A ABL doou 1.500 livros e levou acadêmicos para diferentes mesas, além de promover um encontro especial dedicado à instituição.

A homenagem a Lélia Gonzalez atravessou a programação e trouxe temas como ancestralidade, memória, raça, gênero, educação, oralidade e pertencimento. Mais do que um nome lembrado, seu pensamento serviu como ponto de partida para diferentes conversas sobre a construção das narrativas brasileiras.

A programação também contou com ações de formação de leitores, acessibilidade com Libras e audiodescrição e iniciativas ambientais e sociais, incluindo troca de livros por resíduos e arrecadação de alimentos destinados ao Banco de Alimentos de Niterói.

Ao terminar sua edição de 2026, a FLIN deixa uma imagem difícil de ignorar: milhares de pessoas ocupando um espaço para ouvir histórias, descobrir livros e compartilhar ideias. Em Niterói, as palavras encontraram público — e a próxima página dessa história já começa a ser escrita.

 

Niterói virou território das palavras! 📚✨ A FLIN 2026 reuniu mais de 50 mil pessoas, grandes nomes da cultura e uma programação que celebrou a literatura e o legado de Lélia Gonzalez. #FLIN2026 #LiteraturaBrasileira

 

 

disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S

Deixe um comentário