Aquela dica da tão esperada abertura das Olimpíadas

Foto : Louise Peron

Dicas da Chef

 

Mesmo aquele que foi contra as Olimpíadas já está se rendendo ao famoso “espírito Olímpico”. Para nós cariocas realmente foram muito difíceis esses tempos preparatórios para a esperada “Rio 2016”, obras, engarrafamentos, interdições, mudanças de rotas, mas ficou pronto e acredito que chegou a hora de colhermos os frutos desse grande evento, já que não tem outro jeito, o melhor agora é se jogar e curtir.

E não podia ser diferente né, vamos começar essa grande celebração com a tão esperada abertura dos jogos, que está deixando todos curiosos. E pra você que não gosta de tumultos e curte o sossego do seu lar, resolvi fazer diferente na dica de hoje, vou te dar dicas de coisas para fazer em casa, e aproveitar esse momento histórico da nossa cidade.

E quando falamos em evento em casa, pensamos é claro em bastante comida e bebida. Eu adoro receber os amigos, em tempos de crise e lei seca, estar em casa sempre tem sido a melhor opção para gastar menos e fugir das blitz espalhadas pela cidade. Agora sem mais delongas, vamos às guloseimas.

image1

Foto : Louise Peron

 

Quando penso em receber alguém, penso em coisas simples, como pipoca caseira, uns biscoitinhos tipo chips, uma seleção de pães e torradas pra comer com umas pastinhas. Ah, o conhecido cachorro quente também não pode faltar: fácil, barato e muito gostoso, amendoim, aquelas balinhas de goma, uma ótima opção de glicose para o final. Mas o que não faltava mesmo lá em casa era a especialidade da mamãe, que ela chama de “joelho com queijo e presunto”, e não tem uma pessoa que coma e não adore!

A receita é super simples, nada de complicado, nada de “Master Chef”, é comida de mãe mesmo, mas gostosa num nível que você não consegue parar de comer. E hoje vou dividi-la com vocês. Então prepare-se para surpreender, hoje o chef é você!

Vamos aos ingredientes: Massa

  • 500gr de farinha de trigo
  • 50gr de fermento biológico fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100gr de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de sal
  • Meia xícara de água morna
  • 2 ovos inteiros
  • 1 gema para pincelar

Recheio:

  • 500gr de mozarela
  • 500gr de presunto

 

 

Modo de preparo: Em uma bacia coloque toda a farinha, o sal e o açúcar. Misture bem e faça um buraco no meio. Dissolva o fermento na água morna, e coloque dentro do buraco feito na farinha. Adicione os ovos e a manteiga e comece a misturar tudo.

Depois de tudo misturado, você terá uma massa uniforme, ai é hora de você trabalhar essa massa, sove ela por 5 mim, ou até você sentir que ela ficou mais macia. Deixe descansar até dobrar de volume. Uma dica da mamãe é colocar uma bolinha de massa num copo com agua, quando você joga ela afunda, depois de fermentada ela boia, ai está pronta pra ser utilizada.

image2 (1)

Foto : Louise Peron

 

Depois da massa crescida, enfarinhe a mesa e corte a massa ao meio. Abra com um rolo de macarrão até a espessura de meio centímetro e espalhe as fatias de queijo e presunto. Enrole como um rocambole, e feche as pontinhas para o recheio não sair.

Pincele a gema e asse a 180° por 30 mim.

 

Está pronto seu pão, viram como é simples, e vai ser sucesso absoluto.

Não esqueça das bebidas, a cervejinha clássica, aqui em casa eu curto muito caipirinha também, você pode preparar uma de kiwi com maracujá pra entrar no clima verde e amarelo também.

Invista numa decoração bacana, com pratos bonitos, alguns adereços do Brasil, como bandeiras para servirem de toalhas de mesa. Use sua criatividade, seus convidados vão adorar e seu evento será um sucesso.

 

 

 

Anúncios
Sobre Áila Neder (17 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: