Desapegue – se
Em um bucólico bairro da zona norte carioca, Grajaú, existe uma feira onde o maior exercício é a confiança e o desapego, com um cunho voltado para a sustentabilidade. É a feira do “Desapegue-se “, que acontece no segundo domingo de cada mês, e vem criando um ciclo de união e harmonia em uma praça, onde jovens, senhores, senhoras, adultos, crianças e animais, praticam a confiança mútua de amizade e desapego.
Percorri a feira de um lado a o outro, e lá encontrei a confraternização entre os frequentadores, e onde cada barraca tem uma boa história para contar ou para provar, através da degustação de comidas naturais ou beber um suco verde, feito na hora. Cachorros de estimação, brincando com outros, fazendo amizades entre si; foi possível ver até um homem segurando seu cão de estimação, e andando com uma cobra no pescoço, também de estimação. Atividades como tai chi, crochê, teatro, massagem relaxante e até mesmo um bom papo, são praticas encontradas dentro da feira.

Foto: Josué Júnior / Linkezine
Tudo é realizado de forma tranquila e no tempo certo para que o público fique conectado com as atividades. Sem muita pressa, mas com muita disposição, a feira evolui para o seu ponto principal que é a troca de objetos entre os frequentadores. Estes objetos são colocados em uma esteira, estendida no chão, e quem quiser vai colocando-os, para que se possa começar a troca, o que desejar ou interessar faz parte desse processo, e assim a roda começa a girar com o intuito da confiança mútua.
Áudio da idealizadora da Feira Desapegue-se , Renata Lara
Com essa iniciativa de gerar confiança mútua, e pensar em sustentabilidade, a feira vem crescendo e criando adeptos. É possível ver que a cada segundo domingo de cada mês, os abraços que são dados dos frequentadores, são verdadeiros e de amizade.
Áudio do amigo da feira Victor Sebastian
Como é bom sentir esse sopro de bem estar em uma cidade com tantos problemas e insegurança a cada esquina.
Deixe uma resposta