TREINAMENTO DE SUCESSO

 

O corpo humano é a ferramenta de evolução para a construção de um novo estilo de vida. Preparar o organismo, aumentar os níveis de condicionamento e vivenciar novas oportunidades de aprendizado corpóreo, é caminho para o êxito na prática de exercícios.

As estratégias metodológicas possuem o papel de preparar o corpo e aprimorar o nível do condicionamento físico, por meio do treinamento das principais capacidades físicas, que são: anaeróbia, aeróbia, força e flexibilidade.

De forma peculiar, cada uma atua desde a unidade corporal mais simples, a célula, até todo organismo. Isso acontece, porque o processo de transformação de energia, oriunda dos nutrientes, acontece dentro das estruturas celulares.

Além disso, a liberação de substratos metabólicos durante a prática de exercícios pode vir a ser um fator limitante, sendo o mais indicado adotar métodos de treinamento simples que atuem de forma adequada à sistemática corporal.

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Com base nos sistemas corpóreos, temos diferentes estímulos que são: os anaeróbios que consistem em uma ação de curta duração e de alta intensidade, e aeróbios que são de longa duração e de baixa intensidade. Ambos possuem a habilidade de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, porém utilizam vias produtoras de energias diferentes, que são capazes de se complementarem. Além disso, são importantes para a redução de taxas metabólicas e do peso corporal.

A força é uma aptidão responsável por manter os músculos e os minerais ósseos firmes, através de exercícios com peso livre ou em equipamentos. Tal exercício é conhecido como musculação.

 

A flexibilidade é considerada um elemento complementar, de extrema importância, devido a sua possibilidade de evitar lesões; promover músculos flexíveis que facilitam a circulação sanguínea, e permitem movimentos leves e livres.

Evite o treinamento de flexibilidade junto ao de força, pois os dois exigem um grande esforço das estruturas músculo-articulares. O ideal é permitir que todo o corpo relaxe, experimentando a completa sensação de bem-estar e relaxamento.

Portanto, um treinamento de sucesso tem o objetivo de provocar estímulos desafiadores para o corpo, de acordo com os objetivos e as necessidades reais do praticante, com o intuito de gerar os melhores resultados.

 

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Sobre Andreia Trojan (5 artigos)
Profissional de Educação Física Graduada pela Univercidade da Cidade. Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício pela Faculade Integrada Maria Thereza Pós- Graduada em Acupuntura pela Frasce https://www.facebook.com/andreiatrojan.personal/

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