Treinamento em Suspensão

 

A fita de suspensão é um equipamento de fácil instalação e com uma grande variabilidade de exercícios com o uso do peso corporal. Sua aplicabilidade exige do praticante força e consciência corporal. Além de melhorar o desempenho da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.

Sua origem foi desenvolvida por um oficial da Marinha dos Estados Unidos da América, quando se deparou com a necessidade de manter sua performance e de sua tropa, para situações de combate com pouco equipamentos tradicionais.

_DSC0003

O método suspenso realiza exercícios para membros superiores, tronco e membros inferiores suspenso por duas fitas que são presas em um ponto fixo. Sua fundamentação é baseada em três princípios, vetor de resistência, pêndulo e instabilidade.

O princípio do vetor de resistência é influenciado pelo ângulo entre o solo e o praticante. O princípio do pêndulo, depende da posição como ponto de fixação.  E o princípio da instabilidade é influenciar pela base de apoio para execução.

A metodologia dos princípios é o pilar utilizado para determinar o grau de dificuldade e intensidade do treinamento. Por isso, é importante ter uma precedente preparação física e conhecimento corporal para alcançar uma boa execução  dos movimentos.

 

Além disso, adotar um trabalho de estabilização do core (musculatura do tronco) para desenvolver um bom controle postural. O treinamento em suspensão tem o papel de estabilizar a coluna vertebral, região onde é localizado nosso centro de força.

O uso da fita em suspensão pode ser um recurso utilizado na correção na correção posturais e no alívio dos causados pelos desconfortos posturais. Sua prática é realizada com exercícios para membros superiores, tronco e membros inferiores.

_DSC0010

Os movimentos são selecionados de acordo com o objetivo da aula que podem ser individuais e/ou em grupo. O treinamento suspenso também pode ser aplicado em aulas como, Pilates , Treinamento Funcional e em Salas de musculação.

Embora tenha diversas formas de atuação, o treino em suspensão, atende  também  as necessidades do Treinamento Funcional devido sua capacidade de desenvolver e integrar diferentes habilidades motoras.

 

Fonte: Treinamento Funcional, uma abordagem prática ( Monteiro,2012).

Efeitos do TRX sobre a funcionalidade, as dores no corpo e a postura ( Mallman, 2014).

Anúncios
Sobre Andreia Trojan (6 artigos)
Profissional de Educação Física Graduada pela Univercidade da Cidade. Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício pela Faculade Integrada Maria Thereza Pós- Graduada em Acupuntura pela Frasce https://www.facebook.com/andreiatrojan.personal/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: