Bolsonaro na ONU

 

 

O presidente Jair Bolsonaro discursou por 30 minutos, na Assembleia Geral da Onu, em Nova Iorque, apresentando ao mundo seus ideais e pretensões políticas. Seu discurso baseava-se em ataques. Atacou imprensa internacional quando citou …. (“É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade, e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que nossa floresta é o pulmão do mundo”, afirmou. “Valendo-se dessas falácias, um ou outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa, com espírito colonialista.”), atacou de forma velada o atual presidente da França Emmanuel Macron, não citando nomes, quando disse … (“É uma falácia dizer que a Amazônia é um patrimônio da humanidade”).

Ao falar da Amazônia, e da crise internacional iniciada pelo crescente desmatamento da floresta, Bolsonaro deixa claro que o cacique Raoni, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, não é um representante digno desse povo. Ao finalizar sua fala, o presidente cita que teria acabado o monopólio do cacique Raoni, e em seguida apresenta outra liderança, a índia Ysani Kalapalo, aliada a seu governo. Ysani assistiu ao discurso, sentada ao lado da primeira dama brasileira Michele Bolsonaro, em um lugar reservado a delegação brasileira.

Em outra pauta de seu discurso, Bolsonaro critica os governos brasileiros anteriores acusando-os de deixarem dívidas públicas, favorecendo países próximos, com a filosofia da esquerda. Citou também a Argentina como uma parceira forte aqui na América do Sul, saudando o presidente Mauricio Macri, responsável por resolver impasses, que o governo brasileiro aguardava soluções há pelo menos dez anos.

Seu discurso foi enfático à soberania nacional em relação a Amazônia e nosso território Nacional, deixando explicita sua gratidão à Israel, (por qual motivo). Mas fica evidenciado que ele pretende procurar outros parceiros como a China e países Árabes, assim como é notória sua admiração ao mandatário dos Estados Unidos, ao agradecer o episódio do encontro do G7 (Grupo dos 7 países mais industrializados do mundo), quando o pais se coloca em oposição ao boicote sugerido presidente francês Emmanuel Macron com relação às queimadas da Amazônia. (seria importante citar que boicote era esse)

Bolsonaro, como sempre, não fugiu do seu pensamento e muito menos da sua atitude. Ele não ficou intimidado, pelo contrário, mandou um recado para o mundo avisando que o Brasil é um país muito diferente daquele que a mídia internacional apresenta. Convidou os presentes a visitar o país e ver como está diferente e multifacetado. Fez um aceno à ONU, lembrando que o Brasil é um parceiro de mais de 70 anos com a instituição, e mencionou a briga religiosa que outros países vivenciam, mandando o recado de colaboração, concluindo que no Brasil todas as religiões conseguem conviver em harmonia, enfatiza a religião evangélica, citando um trecho da bíblia.

Bolsonaro em seus 30 minutos de discurso fez um apanhado do que sempre foi dito aqui, só que dessa vez para uma plateia internacional, decepcionando quem esperava por um pedido de ajuda internacional na questão do ambiental. Sabe-se que nosso ecossistema precisa ser integrado a uma melhor política ambiental (como seria melhor? Expor suas ideias e opiniões), mas não foi isso que foi dito, pelo contrário, ele reafirmou nossa soberania dispensando assim, qualquer ajuda internacional futura. Podemos afirmar de fora lamentável que Bolsonaro foi Bolsonaro na ONU!

Sobre Josué Júnior (419 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Designer, é proprietário do site de conteúdo Linkezine , @linkezine . Dentro do site abaixo é possivel ver um pouco da atuação da Arte Foto Designer no mercado : https://www.omnistore.net.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: