Pandemia COVID-19?
Um novo vírus chamado COVID-19 que começou a avançar em todo planeta, parecendo enrendo do filme Missão Impossível 2, onde um vírus irá contaminar todo o planeta e Ethan Hunt precisa ajudar a conter a contaminação. No filme tudo dá certo e no final Chimera, o vírus do filme, é vencido. Na vida real Covid-19 está avançando na Ásia, Europa e África. Aqui no Brasil o Ministro da Saúde deu uma entrevista coletiva para tranquilizar e deixar todos cientes que é “só uma gripe e que já, já vai passar”.
Sinceramente penso que não é bem assim! Em alguns países da Ásia e África onde as condições sanitárias são péssimas e a qualidade de vida é ainda pior, a doença pode se alastrar de forma incontrolável. O que se sabe até agora é que aqui no Brasil já temos o primeiro caso, e o Ministro está empenhado em melhorar a rapidez do atendimento para quem estiver com alguma suspeita de infecção. Também teremos, segundo ele, dinheiro para desenvolver vacinas e pesquisas, e teremos também logística nos hospitais para a internação dos infectados. Tudo isso é muito importante e necessário, e precisa funcionar igual a um relógio para não ter erros ou dúvidas.
Aqui no Brasil nossas fronteiras são desprotegidas, mas o Ministro acha desnecessário fechá-las; tivemos o carnaval, mas nosso Ministro achou desnecessário cancelar por obter informação que o COVID- 19 só tem maior risco em idosos, e aqui ainda somos um país de jovens, mas se esquece que em lugares longínquos do nosso Brasil, ainda não se tem uma saúde sanitária boa, pelo contrário vivem ainda sem saneamento básico, luz, asfalto, sem postos de saúde e com famílias vivendo em palafitas, convivendo com ratos e esgoto a céu aberto.
Se o Ministro quiser dar uma volta em Roraima, Amapá, ou outros estados com cidades em seu interior em condições precárias, irá ver uma outra realidade. Caso ele não queira ir muito longe basta subir os morros do Rio de Janeiro que verá lugares sem água potável e esgoto ao lado de casas feitas de compensado, ou tapumes. Essa é a nossa realidade aqui dentro do pais. Lá no morro ou no Brasil que ninguém vê, Covid-19 poderá sim, fazer um strike sem precedentes.
Ministro vamos viver a realidade que o mundo está mostrando! Apesar da OMS ainda não citar a situação como pandêmica, estamos perto de uma pandemia, pois são dezesseis países onde o vírus está atuando, e é necessário mostrar a realidade para a população. O que temos de verdade é que o COVID 19 mata muito menos do que outros vírus, e que o paciente consegue sobreviver mediante um tratamento adequado. Uma vacina está sendo feita e poderá contê-lo em breve, porém levará pelo menos 1 ano e 18 meses para ser usada (fonte CNN internacional). Bem, pelo visto, estamos longe de uma ação efetiva para a contenção desse vírus. Tempo, se não corrermos muitos morrerão. Linkezine segue acompanhando o Covid 19.
Deixe uma resposta