Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu em Melbourne, na Austrália…

@linkezine

Muitos homens por conta da sua criação familiar não gostam muito de falar sobre o exame da próstata, e quando falam é sinônimo de brincadeiras nas rodas masculinas. Não é um tabu para o homem falar de câncer de próstata, muito menos tomar a difícil iniciativa de ir até um consultório médico para realizar o exame. O que se tem na cabeça masculina é de como o exame é efeito. Essa talvez seja a chave do problema.

Alguns especialistas utilizam o exame de sangue pedindo PSA, que pode ser o suficiente para saber como está a saúde da próstata do homem, mas existe uma corrente de médicos que avaliam esse exame de outra forma nada confortável, e concluem que só com o toque poderão realmente validar se o homem está ou não com a próstata aumentada. Para muitos homens esse é o problema do exame, e por esse motivo muitos deixam de realizar o exame do toque, para realizar apenas o PSA, um exame de sangue que é comum, onde suas taxas serão aferidas para verificar se existe algo.

O Novembro Azul surgiu em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos: Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época. Então, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina. Travis e Luke escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois no dia 17 já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais. Assim surgiu o Novembro Azul, e como falei no início da matéria, o homem tem o hábito de brincar e zombar de tudo, e como também foi dito não é um tabu, este é um assunto de conhecimento das rodas masculinas muito propagado. 

Homens, para a sua prevenção o melhor é buscar o exame de toque para que todas as dúvidas possam ser retiradas o quanto antes. Com saúde não se brinca!

                              #NovembroAzul2021

Sobre Josué Júnior (563 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 comentário em Novembro Azul

  1. Thank you. These are important words to write and share.

1 Trackback / Pingback

  1. Novembro Azul – Lulu Barbosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: