Começou a corrida presidencial

Doria segue em frente, mesmo com alta rejeição, inclusive dentro do partido….

                          

Com a filiação de Geraldo Alckmin ao PSB e a definição de que não haverá pacto de federação entre PT e PSB, começa a corrida eleitoral ao cargo de Presidente do Brasil.

Lula apresenta uma larga vantagem nas pesquisas, mas com dificuldades em algumas regiões das quais Alckmin tem acesso. Lula fez a melhor escolha para seu vice-presidente, embora que, no passado, Alckmin tenha sido um adversário muito atacado e espinafrado pela militância petista, de tal modo que seu nome não fora do agradado dos fervorosos fundamentalistas petistas. Pelo visto, Geraldo será o ex-tucano mais tucano a defender sua vice-presidência, mas que Lula não se engane, pois Alckmin deixou muitos aliados no PSDB, com grandes chances de retornar algum dia e esta é uma porta que não está fechada.

Falando em tucano, o PSDB está sob os efeitos das prévias para o pleito presidencial. Eduardo Leite, ainda na briga, vem com força para reverter o resultado de novembro de 2021, onde João Doria vencia as prévias e comemorava a união do partido. Essa “união” não está no vocabulário do tucano e a cada momento um membro do partido se bica, tirando sangue do outro, ou seja, internamente o partido está em ebulição.  

Eduardo Leite recebeu uma proposta de Gilberto Kassab do PSD, para concorrer ao pleito de presidente pela legenda do partido; esse trunfo mexeu internamente com o PSDB, ao ponto de enviar uma carta aberta a Eduardo Leite. A carta foi publicada nas redes sociais do partido, com o apoio de vários tucanos. Segue o texto:

Um fato chama atenção no texto da carta, a falta de apoio do padrinho Aécio Neves. Aécio é uma figura que gosta de atuar fora dos holofotes, quase as sombras. Quem já bateu de frente com ele sabe o quanto o embate é cruel, e que não esquece seus desafetos, haja visto que ainda está entalado em sua garganta o pedido de expulsão que Doria solicitou quando Aécio fora investigado pelo caso JBS, lembram? Talvez esse tenha sido o pior momento político passado por ele, em sua vida. Hoje, o processo está arquivado permitindo sua volta, ao palco.

Quem pensa que Doria ficou encurralado ou comovido com a carta, abrindo assim caminho para Eduardo Leite, pode esquecer! Doria segue em frente, mesmo com alta rejeição, inclusive dentro do partido. Esse movimento mexe com a eleição e vende matérias, mas todo ele é pano de fundo para “inglês ver”, já que fora dos holofotes existem conversas para uma grande coligação de vários partidos. Tudo começou com a federação do Cidadania com o PSDB, sendo esse assunto encerrado inclusive com uma baixa, a do Senador Alessandro Vieira, por não concordar com a pacto de federação. Outro partido que está analisando parceria é o União Brasil, que está navegando com auxílio de lupa, escolhendo a melhor parceria. Dentro dessas conversas está o MDB. Baleia Rossi afirma que chegou a hora do MDB ser protagonista nas eleições; temos também o Podemos patinando com Moro. E assim está a futura extinta terceira via, mas ela ainda pode voltar a respirar, só precisando de um alinhamento para voltar ao jogo. Linkezine fez uma apuração com o MDB e recebeu essa informação:

O foco do MDB hoje é na pré-campanha de Simone Tebet (MDB), ao Palácio do Planalto. Como ela mesmo disse, os partidos do centro democrático podem se unir no futuro para uma aliança que represente uma alternativa aos extremos.

Assinado Assessoria de imprensa do MDB

Nas entrelinhas, está acontecendo muitas conversas onde poderá surgir uma nova configuração definitiva para a terceira via. Nessa nova configuração, Eduardo Leite não tem chance e as chances de Doria também são mínimas. Caso exista a união do PSDB, Cidadania, MDB, União Brasil e Podemos, Lula e Bolsonaro podem começar a coçar a cabeça, porque assim esses partidos terão chances reais de derrotar qualquer candidato que estiver no caminho. Foi dada a largada e Linkezine irá acompanhar até o fim dessa corrida.     

Sobre Josué Júnior (642 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 Trackback / Pingback

  1. Começou a corrida presidencial – Vivir Viviendo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: