Cuidados com a pele
Nesse mês de janeiro de 2023, estamos vivenciando um verão com temperaturas altas, e com muitos banhistas lotando as praias de todo o Brasil. Os dermatologistas de todo o país pedem para que todos reforcem a atenção com os cuidados com a pele. Esse alerta sempre ajuda a quem ainda está desavisado com relação aos perigos, que ocorrem quando se toma sol sem a devida proteção. O câncer de pele é uma doença frequente no Brasil e no mundo, e corresponde a 27% de todos os tumores malignos do País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.
Além da exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência, outros fatores de risco são: ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, ter histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.
NÃO MELANOMA
O tipo não melanoma ocorre com maior frequência, tem baixa mortalidade, mas pode causar deformações. Ele é responsável por 177 mil novos casos da doença por ano e apresenta alto percentual de cura se detectado e tratado precocemente.
MELANOMA
O melanoma, forma mais grave do tumor de pele, pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Essas lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e mudar de tamanho de forma rápida. Apesar de mais raro, é bastante agressivo, podendo levar à morte. Anualmente, ele é responsável por 8,4 mil casos novos no Brasil,
(Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro SBDRJ).
Ter ciência que o câncer de pele existe é uma forma de conscientização, e que tomar sol em demasia sem a devida proteção faz muito mal. Por isso a dermatologista Marcela Benez, coordenadora do Departamento de Cirurgia e Oncologia da SBDRJ, dá essa dica de como se deve pegar sol com responsabilidade:
“Ao se expor ao sol devemos usar o filtro solar 30 minutos antes, e alguma barreira física, que pode ser um chapéu com abas largas que cubram rosto, orelha e couro cabeludo, e também devemos usar óculos com lente UV, que vai proteger os olhos e a pálpebra, também uma área que favorece o surgimento do câncer de pele. Vale também utilizar as malhas UV, biquínis, maiôs, camisas. Podemos usar luvas, ciclistas e motociclistas. Usar as barracas também é indicado.
O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas, e a exposição ao sol deve ser feita antes das 10h ou depois das 16h, por causa da alta incidência dos raios ultravioletas, que causam câncer de pele.
O importante é as pessoas saberem que esses cuidados devem acontecer o ano todo. Não só quem vai à praia, mas quem trabalha exposto ao sol, o trabalhador que espera a condução por um bom tempo em pontos descobertos. Além do filtro, procurar áreas de sombra e evitar a exposição nos horários críticos são atitudes fundamentais para o cuidado da pele o ano todo e evitar no futuro o aparecimento do câncer de pele.”, complementa Dra. Marcela Benez.
O verão é a estação mais celebrada e esperada por todos, pois o Sol traz alegria e força. Agora, é aproveitar a melhor estação do ano para curtir os dias de verão com alegria e responsabilidade.
Deixe uma resposta