Breaking News

Sustentabilidade: ações do DF são destaque em fórum sobre o tema

Em encontro de servidores, GDF apresenta documento com metas locais para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

O compromisso do Distrito Federal (DF) com um futuro sustentável ganhou ainda mais destaque, nesta terça-feira (23), com o lançamento do 1º Relatório Local Voluntário do Distrito Federal (RLV) de implementação da Agenda 2030. A apresentação do documento, realizada no auditório da Escola de Governo (Egov), faz parte da programação do II Fórum de Sustentabilidade do DF.

O encontro teve como objetivo promover a conscientização e o comprometimento com a sustentabilidade, permitindo que os órgãos locais e seus servidores compartilhem iniciativas e se comprometam a implementar políticas públicas e práticas sustentáveis.

Em carta de apresentação do relatório, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ressaltou a relevância dos resultados apresentados. “Este documento servirá como testemunho dos esforços empreendidos até o momento e vai inspirar inovações para enfrentar os próximos desafios”, afirmou o gestor.

Já o secretário executivo de planejamento da Secretaria de Economia do DF (Seec), Otávio Veríssimo, explicou que o momento é histórico para a capital federal e para o país. “ É um momento em que apresentamos ao mundo a nossa contribuição para a construção de uma sociedade que busca o equilíbrio entre o bem-estar social, econômico, cultural e ambiental. Mais do que uma prestação de contas, este relatório é a síntese do nosso compromisso com o futuro”, enfatizou.

Durante o lançamento, autoridades fizeram a assinatura simbólica do documento, que enumera todas as ações e políticas do GDF alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em encontro de servidores, GDF apresenta documento com metas locais para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Vida saudável e bem-estar para todos

Representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da pasta, Vinícius Lima, reafirmou o compromisso com o cumprimento do ODS 3, que busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

“Este relatório é muito importante, pois resume o trabalho do DF em direção ao cumprimento da agenda da ONU até 2030, visando alcançar os objetivos e metas estabelecidas”, disse.

O chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da SES-DF reafirmou o compromisso com o cumprimento do ODS 3, que busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Voltado para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), o fórum incluiu palestras sobre os impactos da mudança climática no DF, resíduos sólidos, educação ambiental e tratamento do lixo, além de apresentações sobre as políticas públicas de preservação do meio ambiente.

Uma das palestrantes foi a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas (Pnud), Betina Barbosa, que abordou a Agenda 2030 e os ODSs. “Para o Pnud, que tem a agenda de coordenação da integração dos 17 ODSs, é muito importante que as contribuições nacionais e locais sejam fortes e abracem o compromisso da Agenda 2030”, defendeu.

Documento

O Relatório Voluntário Local é uma ferramenta que permite aos governos estaduais e municipais avaliarem e apresentarem o progresso feito na implementação dos 17 ODS. Ele ajuda a identificar prioridades e definir melhor as possíveis áreas de atuação governamental para construir uma cidade mais sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.

A versão do Distrito Federal possui 62 páginas e tem íntegra disponível para acesso no site www.ods.df.gov.br. Realizado pela Secretaria de Economia (Seec), o evento teve como parceiros a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Universidade do Distrito Federal (UnDF) e as secretarias-executivas de Planejamento (Splan/Seec) e de Qualidade de Vida (Sequali/Seec).

Agência Saúde-DF e Seec-DF

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading