Ciclone Subtropical Atinge o Rio Grande do Sul com Ventos de Até 100 km/h
O ciclone subtropical Biguá causou estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul neste domingo (15), com rajadas de vento que chegaram a atingir entre 80 km/h e 100 km/h, segundo o Metsul Meteorologia. Este é o primeiro ciclone atípico (subtropical ou tropical) a afetar o estado desde maio de 2022, quando a tempestade subtropical Yakecán deixou vítimas no Uruguai e causou destruição no sul do Brasil.
Danos e Cidades Afetadas
De acordo com a Defesa Civil gaúcha, pelo menos seis cidades registraram quedas de árvores, destelhamentos e outros prejuízos significativos:
- Triunfo
- Encantado
- Pelotas
- Capão do Leão
- Arroio Grande
- Butiá
Em Butiá, a 84 km de Porto Alegre, o vendaval arrancou a cobertura de uma quadra de futebol localizada no Centro da cidade, durante uma festa. A queda da estrutura deixou um homem e um adolescente feridos.
O adolescente, que ficou preso sob os escombros, foi socorrido por amigos e encaminhado para um hospital em São Jerônimo. O homem foi levado ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ambos estão com quadro de saúde estável, segundo a Defesa Civil estadual.
Impactos na Rede Elétrica
Os ventos intensos também causaram danos severos na rede elétrica. Segundo a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Equatorial), cerca de 230 mil clientes estavam sem energia elétrica na área de concessão da empresa na noite de domingo.
Em comunicado, a companhia afirmou que os ventos fortes “estão causando danos severos nas redes elétricas” e que ainda é prematuro prever a normalização do fornecimento de energia.
Alcance Regional do Ciclone
Além do Rio Grande do Sul, o ciclone subtropical Biguá causou rajadas de vento moderadas a fortes em outros estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Marinha do Brasil prevê que a tempestade continuará ativa na costa gaúcha ao longo desta segunda-feira (16). Apesar de enfraquecida, ela deve manter ventos moderados a fortes na região.
Atenção e Prevenção
As autoridades locais recomendam que a população evite áreas de risco, como regiões costeiras e locais com árvores ou estruturas instáveis, até que os efeitos do ciclone sejam completamente dissipados.
Já disponível para venda Hotmart :https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/coletanea-de-entrevistas-linkezine-por-josue-bittencourt/D96761233H


Boa matéria 👏
Boa informação 👏