Passagem de Ônibus no Rio de Janeiro Tem Reajuste de 9,3% a Partir deste Domingo (5)
A tarifa dos ônibus municipais do Rio de Janeiro sofreu um reajuste de 9,3% e passará a custar R$ 4,70 a partir deste domingo (5). O aumento, equivalente a R$ 0,40, foi autorizado pelo prefeito Eduardo Paes e oficializado em decreto publicado na quinta-feira (2) no Diário Oficial do Município.
Motivo do Reajuste
O aumento corresponde à correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no Brasil. O ajuste leva em conta os dois anos em que a tarifa permaneceu congelada.
Atualização do Valor em Cartões de Passagem
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o novo valor será cobrado de todos os passageiros, mesmo aqueles que já possuem créditos em cartões de transporte como o Riocard e o Jaé. Isso significa que não será considerada uma compra antecipada para quem carregou o cartão antes do reajuste.
Impacto para os Usuários
Com o novo preço, o transporte público no Rio se torna mais caro, impactando milhares de trabalhadores e moradores da cidade que dependem do sistema diariamente. O reajuste, embora siga os índices de inflação, reacende o debate sobre a qualidade e a acessibilidade do transporte público na capital fluminense.
A medida começa a valer em todos os ônibus municipais a partir deste domingo, exigindo atenção dos passageiros ao planejamento do orçamento diário.
disponível para venda Hotmart:


Deixe uma resposta