Breaking News

Belo Horizonte se torna capital da confeitaria com o Confeitar Brasil 2026

Evento atrai 15 mil visitantes à capital

Com 15 mil visitantes, o Confeitar Brasil consolida BH como capital da confeitaria e impulsiona a economia local. #Linkezine 🍰

 

Em março, o cheiro de chocolate e massa amanteigada promete se misturar ao ar de Belo Horizonte. Entre os dias 3 e 5, o Expominas se transforma em ponto de encontro de confeiteiros, empreendedores e apaixonados pela gastronomia criativa. A nona edição do Confeitar Brasil consolida a capital mineira como destino nacional da confeitaria, reunindo um público estimado em mais de 15 mil participantes ao longo dos três dias.

O que nasceu em 2017 como um evento regional idealizado pela confeiteira mineira Dani Formigueiro ganhou proporção nacional. Criadora do movimento “Empreendendo no Lar”, ela viu uma comunidade virtual de apoio a mulheres empreendedoras crescer para 240 mil integrantes e impactar mais de 600 mil pessoas em uma década. Hoje, o congresso reflete essa expansão: cerca de 60% do público vem de fora de Minas Gerais, representando todos os estados do país.

“A mudança de nome para Confeitar Brasil simboliza essa virada. Deixamos de ser um encontro regional para nos tornarmos um congresso nacional”, afirma Dani. O evento reúne 50 empresas expositoras, grandes marcas do setor e uma programação voltada à capacitação, inovação e empreendedorismo gastronômico.

O impacto ultrapassa os limites do pavilhão. A permanência média dos visitantes é de quatro dias, o que movimenta hotéis, bares, restaurantes e o comércio local. Muitos participantes estendem a viagem para conhecer cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes e Mariana, além de explorar a tradicional culinária mineira e os atrativos culturais de BH. A expectativa é que o congresso gere R$ 7,4 milhões em negócios diretos e possa movimentar até R$ 30,6 milhões na economia da capital, considerando gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras.

Apresentado pelo Mart Minas, com patrocínio da 1001 Festas e Maria Chocolate e apoio do Senai e da AMIPÃO, o Confeitar Brasil reforça o protagonismo de Belo Horizonte no cenário da economia criativa. Mais do que um congresso, o evento se firma como plataforma de conexão, formação e oportunidades.

Em meio a aulas-show, vitrines de tendências e histórias de superação empreendedora, BH assume o papel de vitrine nacional da confeitaria. E, ao final de cada dia, fica a sensação de que a cidade não apenas recebe visitantes — ela incorpora novos sabores à própria identidade.

 

BH vira o ponto mais doce do Brasil em março. 🍫✨  #Confeitaria
#GastronomiaCriativa

 

disponível para venda na Amazon:   https://a.co/d/0gDgs0

Sobre Áila Neder (596 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo