SÁBIA DISCRIÇÃO

 

 

O papo de hoje tem sido tabu atualmente: a fé. Depois de tanto tempo recorrendo à razão para libertar da má fé, do abuso de poder religioso, essa força capaz de remover montanhas foi “tomada para Cristo” pelos que negam os mistérios da vida. Mas, como já ouvimos por aí, até quando tem o tamanho de um grão de mostarda, sua potência é infinita!

Diante dos problemas, especialmente os que demandam paciência e tempo para serem solucionados, olhamos para frente e só vemos escuridão. Viramos para os lados e não vemos ninguém nos dando a mão. Muitas vezes, caímos nas armadilhas das agonias, passando noites em claro por temer avançar o passo em solo desconhecido, esquecendo que a visão é apenas um dos sentidos a nos proteger e orientar.

Sentido…. Sentir…. Sentir…. Sentir….

A luz da razão é essencial para conhecermos o mundo, interior e exterior, e discernir como intercambiar com ele. Essencial também é a luz do sentimento, pela qual se manifesta a fé. Quando a sentimos, ouvimos ecoar suavemente algo como “É por aí mesmo, acredite!” ou “Cuidado, isto não fará bem”. Muitas vezes duvidamos dessas instruções por conta da sua manifestação discreta. Diferente dos pensamentos repetitivos e barulhentos que evocam o medo, a intuição, mensageira da fé, apresenta-se firme e sutil, sem alarde.

Ela não nos tenta convencer de nada. Sabiamente nos mostra que é possível acreditar em si mesmo. É paciente conosco porque crê no nosso potencial. Não se desespera porque sabe que, quando tivermos coragem de ouvi-la, todas as dificuldades serão solucionadas. Ensina pelo exemplo.

Estamos aprendendo a trilhar o caminho do meio, como diziam os antigos orientais. Caminhar apenas com fé não permite concretizar as ações na matéria. Afinal, é com o conhecimento que se traçam os planos para a realização. Por outro lado, sem fé, perdemo-nos do que é essencial. Ela é o mistério manifesto, e, por isso, nos dá a direção.

Anúncios
Sobre Gisele Faria (9 artigos)
Psicóloga (CRP 05/37984), formada desde 2006 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGoiás), e Terapeuta Complementar, formada e pós-graduada em Acupuntura pela Associação Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO) e pela Escola Nei Jing (Centro de Estudos e Desenvolvimento em Medicina Tradicional Oriental), no Rio de Janeiro, desde 2012. Atende adolescentes e adultos em consultório particular na Freguesia Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Ama o que faz e faz o que ama, atuando na área da Psicologia Clínica e das Terapias Complementares, dentre elas a Acupuntura, Massagem Clínica, Terapia Floral, Reiki, Cromoterapia. Entende o estudo e aperfeiçoamento das práticas clínicas como uma necessidade continua, por isso busca sempre se atualizar. Percebe o mundo pela visão Transpessoal, que compreende o ser humano como um ser biopsicossocial e espiritual, em busca da realização material através da realização espiritual. Alimenta o blog bem-se-quer.blogspot.com e a página do Facebook Bem-Se-Quer.

1 comentário em SÁBIA DISCRIÇÃO

  1. Sonia Faria da silva // 11/08/2016 às 3:24 pm // Responder

    Andar com fé eu vou. Com fé não costuma faiá.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: