CORAÇÃO MADURO

 

Neste mês de agosto a Olimpíada é o papo em alta, não só no Brasil como em todo o mundo. São tantos temas a tratar, abertura, medalhas, atletas, países, história, mas o assunto que quero abordar aqui é o coração do brasileiro.

A alegria, o espírito boêmio e o acolhimento são indiscutivelmente características das mais destacadas do nosso povo. Dramático por natureza, sente e sente de verdade, tanto as alegrias quanto as tristezas, e não se melindra em expressar as emoções.

Percebe-se, no entanto, que as mágoas, as revoltas, os ressentimentos vividos nos últimos anos de confronto com a exploração, a desigualdade, a corrupção, tudo o que suportamos por muito tempo e para o qual temos dado um basta, deixou nosso coração ferido e cansado. Desiludidos, não demos muita atenção aos preparativos da festa olímpica, até duvidamos dos seus benefícios e tememos seus efeitos ao término. Ainda tememos, não sabemos como se refletirão, especialmente na terra carioca.

Este momento de pausa em relação à crise que vivemos nos tem permitido reconectar à nossa essência que, como mencionei há pouco, é alegre, festeira, agregadora. Ainda, diante da atenção de tantos olhos de todos os lugares do mundo, evidenciou-se que esse coração-criança amadureceu e que, além de guerreiros e criativos, somos sensatos e responsáveis.

Crescer dói, costumo dizer. Mas também expande e liberta. Hoje temos mais consciência de que somos tão capazes quanto qualquer nação. E de que podemos realizar muito mais do que imaginamos!

Anúncios
Sobre Gisele Faria (9 artigos)
Psicóloga (CRP 05/37984), formada desde 2006 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGoiás), e Terapeuta Complementar, formada e pós-graduada em Acupuntura pela Associação Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO) e pela Escola Nei Jing (Centro de Estudos e Desenvolvimento em Medicina Tradicional Oriental), no Rio de Janeiro, desde 2012. Atende adolescentes e adultos em consultório particular na Freguesia Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Ama o que faz e faz o que ama, atuando na área da Psicologia Clínica e das Terapias Complementares, dentre elas a Acupuntura, Massagem Clínica, Terapia Floral, Reiki, Cromoterapia. Entende o estudo e aperfeiçoamento das práticas clínicas como uma necessidade continua, por isso busca sempre se atualizar. Percebe o mundo pela visão Transpessoal, que compreende o ser humano como um ser biopsicossocial e espiritual, em busca da realização material através da realização espiritual. Alimenta o blog bem-se-quer.blogspot.com e a página do Facebook Bem-Se-Quer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: