Ovos de colher

Foto : Divulgação

Nos dias atuais, em que parece que o mundo está de cabeça para baixo, coelhos que passaram a vida trazendo chocolate nessa época do ano, hoje em dia estão trazendo pedaços de ouro embalados em papel colorido, pois o preço dos ovos de páscoa superaram todas as expectativas de um aumento, e para muitos a falta de opção aliada ao preço abusivo do chocolate vai fazer com que essa páscoa seja com um coelhinho fit, trazendo cenouras mesmo.

Se você está se identificando com essa situação, mas não sabe como fazer para sair dela, a primeira opção é não comprar mesmo os ovos superfaturados. Pode ser que com a redução da venda as grandes lojas se toquem da atual realidade do país e diminuam os preços, e você talvez ainda possa ter um feriado de Tiradentes com bastante chocolate.

Mas se está achando essa opção muito distante, vamos para uma próxima e deliciosa, que são os ovos de páscoa caseiros. Desafio você a não ter nenhum amigo no seu Facebook esse ano anunciando uma venda de ovos de colher. Pois é, às vezes a concorrência é tão grande que você não sabe qual vai comprar, e acaba indo na megaloja levar o de sempre, mais caro e normalmente muito menos delicioso do que os recheados e fresquinhos feitos em casa.

 

17554418_10210808603002569_8194451775396923263_n

Foto : Divulgação

Então por que não dar oportunidade a essas pessoas, que estão com tanto carinho fazendo um trabalho gostoso e artesanal? Seja para complementar renda ou ser a renda do mês mesmo, mas dando um valor ao chocolate, selecionando os ingredientes, na maioria das vezes com um preço justo se comparado ao das grandes marcas, que são apenas mais do mesmo.

Como vocês já puderam perceber, pra mim tudo que é feito em casa, com o mínimo de cuidado, tem seu valor. Fiz isso no natal, estou repetindo na páscoa porque realmente acredito que esse toque de lar das coisas feitas artesanalmente dá um ar diferenciado ao produto, e agora eu também estou com minha produção de ovos de colher.

Você também pode fazer o seu, com os materiais certos, formas de acetato para ovos de páscoa e muita criatividade, tendo seu próprio negócio de páscoa ou apenas agradando seus familiares e amigos por um preço bem mais em conta.

17799322_10210914588172132_4529854348143996080_n

Foto : Divulgação

Mas é preciso tomar alguns cuidados com o chocolate, o original não é sair derretendo e colocar na forminha, você precisa fazer um processo chamado de “temperagem”, que consiste em aquecer e esfriar o chocolate, para reorganizar os cristais da manteiga de cacau contida no produto para fazer com que ele não derreta. O processo é um pouco mais complexo, se quiser mesmo investir vale a pena dar uma estudada nisso.

Para aqueles que não querem algo tão profissional podem usar o chocolate fracionado, popularmente conhecido como tipo “cobertura”, esse produto não é bem chocolate, é uma massa de manteiga de cacau com aroma e sabor de chocolate, mas comumente utilizado por centenas de pessoas na confeitaria pela sua praticidade e baixo custo. Pode ser uma opção, a questão é procurar marcas boas que a tal cobertura vai ter uma qualidade melhor.

Ovos caseiros tradicionalmente são os famosos ovos de colher, aqueles que só têm uma banda de chocolate e o resto de recheio. Eu particularmente adoro, então se você decidir por essa pegada dos ovos feitos em casa é preciso se jogar nos sabores dos seus recheios. Usem brigadeiros variados, façam combinações com bolos, brownies, morangos frescos, cerejas, abusem dos granulados e todo tipo de topping que conhecerem. Esse tipo de ovo tende mesmo ao exagero, mas lembrando de sempre tentar harmonizar os sabores, e sem esquecer que aquilo é chocolate, naturalmente doce, então o que puder colocar para quebrar o açúcar excessivo será bem vindo!

Arrisquem queridos, ainda dá tempo, tanto de se aventurar a fazer os próprios ovos quanto de fazer sua encomenda com alguém que não teve medo de encarar essa disputa cruel com lojas gigantes e enfrentar o monopólio do chocolate. Não deixem de comer chocolates, lembrando também o que a páscoa representa. O nascimento, a ressureição, talvez seja essa a oportunidade que você estava esperando pra se reinventar, recriar, então aproveite a reflexão, e se ela tiver que começar com chocolate pode ter certeza que vai ser a mudança mais deliciosa da sua vida. Feliz páscoa a todos. Bju Bju Bju.

17635454_10210846052138774_4595867052286132033_o

Foto : Divulgação

 

Anúncios
Sobre Áila Neder (17 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: