Correndo com saúde

 

A redução do peso corporal e a busca pelo bem-estar, são evidências encontradas entre os praticantes da corrida de rua. Mas para isso deve se ter uma atenção aos aspectos físicos e psicológicos.

Manter o corpo sob estímulos repetitivos, durante um período longo, é desafiador para a atividade corporal. Um bom treinamento leva em consideração o nível de condição física atual do praticante.

É preciso respeitar a individualidade de cada atleta, respeitando suas fases: Iniciante, intermediário e avançado. Para cada público existem diferentes manipulações de treinamento.

As principais variáveis são tempo e velocidade, que podem ser estimadas, ou trabalhadas de acordo com o limite do praticante, especialmente em casos iniciais na prática.

Os primeiros passos para quem nunca se arriscou a aumentar o ritmo da caminhada é dar pequenos trotes de 30 segundos, intercalados com 1 minuto de caminhada, por um período de 8 a10  minutos.

Corredor ao Nascer do Sol - Desafio Pessoal

Já para os avançados, o ideal é que se tenha uma alternância entre os estímulos de curta duração e longa duração, assim como as caminhadas para que se tenha um melhor suporte cardiorrespiratório durante o percurso.

A mecânica corporal é outro fator relevante para o treinamento de um corredor. Entender e praticar o gesto motor da corrida é importante para evitar o dispêndio de energia e reduzir o risco de lesão.

Saber distribuir o peso corporal entre os membros, amortecer o impacto, ativar as musculaturas corretas e principalmente adotar uma boa postura durante o movimento.

Quando o corpo é convidado a sair da inércia é natural ter sensações de desconfortos. Por isso que muitos praticantes desistem, e outros desistem antes mesmo de começar.

Trabalhar com metas são essenciais à melhora do rendimento da sua corrida, por isso, evite altas expectativas em relação ao resultado final, buscando a prática pelo prazer e satisfação.

Tenha o hábito de vibrar após suas realizações, seja depois daquele longo percurso ou de um treino desafiante. Utilize estratégias motivacionais para elevar o nível da sensação de bem-estar, e assim atingir seus resultados satisfatórios.

 

Depoimento da Blogueira Mariana Dimbarre.

Instagram : @aspirantefitness

 

 

Depoimento de Fernanda Iglesias,professora de Educação Física e praticante de corrida.   Instagram: @correnanda 

 

 

Apoio :

cropped-1-logo-circulo

Sobre Andreia Trojan (8 artigos)
Profissional de Educação Física Graduada pela Univercidade da Cidade. Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício pela Faculdades Integradas Maria Thereza Pós- Graduada em Acupuntura pela Frasce https://www.facebook.com/andreiatrojan.personal/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: