Comunicamos com clareza nossas necessidade?

Não podemos satisfazer nossas próprias necessidades às custas de outras pessoas….

Você sabe expressar com clareza quais são suas necessidades?

Observo muito as pessoas, costumo atender público e muitas vezes me pego vendo como as pessoas têm dificuldade em expressar suas necessidades.

Em contrapartida, por ser uma pessoa que tento expressar minhas necessidades de forma direta, também sinto que há um enorme julgamento e distorção no entendimento. Muitos se assustam. Acham que sou grossa ou direta demais.

Talvez não sejamos educados a expressar nossas necessidades com clareza. Talvez nem saibamos fazer.

Vejo muitas pessoas rodeando os assuntos, elaborando quase uma cena, indo e vindo…e não sendo clara com o outro quanto ao que realmente necessita/ deseja. E o que é pior, muitas vezes a não receptividade gera um sentimento de “raiva” …, mas, será que soubemos dizer ao outro com clareza?

Por exemplo, uma pessoa chega em casa e seu companheiro (a) diz:

– “Você tem ficado até tarde no trabalho. Acho que você ama mais o seu trabalho que a mim.”.

Na verdade, o que a pessoa quis dizer foi que ela está sentindo falta de contato íntimo, ou seja, sua necessidade de contato íntimo não está sendo atendida. Certo?

Mas, ao não ir direto ao ponto quem está escutando pode levar para um tom de crítica…Concorda? Talvez nem consiga entender pois ficará apegado ao tom crítica e não vai mais escutar ou pensar no outro ponto que é o que realmente era para ter sido dito: estou com saudade de ficar mais tempo com você.

Se ela tivesse dito diretamente: “Estou sentindo falta de contato entre a gente porque você tem ficado pouco em casa por causa do trabalho. Sinto saudade!” penso que haveria melhor chance de se obter um resultado positivo.

Vocês concordam?

Sinto que muitas vezes a falta de clareza se dá ao fato de termos medo de magoar o outro, ou sermos diretos demais,  desapontar. Mas, será que precisamos fazer assim? Não seria muito melhor para todos os lados, falar as necessidades de forma clara, dialogar sem culpa, saber ouvir e saber respeitar e se colocar no lado do outro?

Não podemos satisfazer nossas próprias necessidades às custas de outras pessoas. É importante sabermos falar claramente o que necessitamos. Ser honesto e o mais transparente possível em nossas necessidades para que o outro possa entender com clareza também.

Você já se observou?

Você consegue perceber se sabe dizer sua necessidade de forma clara?

Para refletirmos!

Beijos,

Sobre Vivi Drummond (80 artigos)
Sou Vivi Drummond! Carioca, formada na PUC, especializada pelo SENAC, trabalhei com cosméticos de luxo e atualmente como consultora de imagem. Sou apaixonada por roupas, moda, decoração e musculação. Nesta coluna falaremos sobre roupas, moda, tendências, looks e dicas de um jeito colaborativo, inclusivo e democrático. Afinal, a forma de nos vestir reflete como estamos nos sentindo e como queremos que o mundo nos veja. Então, nos acompanhe e vamos usar a roupa e a moda para sermos felizes! Meu Instagram: @vividrummond_moda

2 comentários em Comunicamos com clareza nossas necessidade?

  1. I think your insight and advice are sound. The person who says you love your job more than me needs to understand (and say) that she or he is feeling left out and lonely. That kind of self-awareness is a challenge, one certainly worth pursuing. Thank you.

    • Josué Júnior // 27/01/2022 às 7:29 pm // Responder

      Thank you, the journalist who signs this article is Vivi Drumond. Her vision is based on our daily lives that are very complicated because of the pandemic and the problems that came in tow. Thank you for your participation

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: