Breaking News

Um Mar de Sabores transforma o Museu Oceanográfico em experiência à mesa

Festival reúne 12 casas com pratos inspirados no mar

O Festival Um Mar de Sabores transforma histórias do oceano em pratos criativos em Balneário Piçarras. Gastronomia e cultura se encontram à mesa. 🌊 #Linkezine

Um Mar de Sabores transforma o Museu Oceanográfico em experiência à mesa

Festival reúne 12 casas com pratos inspirados no mar

Imagine entrar em um restaurante e encontrar, no prato, uma viagem que passa por tubarões, regiões polares, mergulho, embarcações e até pelo Titanic. É essa proposta que Balneário Piçarras, em Santa Catarina, leva à mesa com a 7ª edição do Festival Gastronômico Um Mar de Sabores, que acontece de 2 a 30 de setembro de 2026.

Com o tema “A História dos Oceanos”, o festival reúne 12 estabelecimentos convidados a transformar diferentes histórias e ambientes do Museu Oceanográfico em pratos e menus especiais. A iniciativa aproxima gastronomia, ciência, cultura e memória em uma experiência que pretende mostrar que uma boa refeição também pode contar histórias.

Entre as criações está o Megalodonte, inspirado na ala dos Peixes Cartilaginosos. O hambúrguer artesanal combina costela assada na cerveja stout, provolone e molho barbecue produzido com Melato de Bracatinga. Em outra ponta da programação, a história do Titanic ganhou o menu A Última Travessia, elaborado em três etapas e com bacalhau, risoto de moqueca com camarão-rosa, linguado e uma sobremesa finalizada com folhas de ouro comestíveis.

As referências não param por aí. A programação gastronômica também passa pelas regiões polares, pelo surgimento da vida, pela história do mergulho, pelas embarcações tradicionais e pelos mamíferos, répteis e animais marinhos invertebrados. A poluição dos oceanos também aparece entre os temas utilizados pelos chefs.

O resultado é uma seleção que combina ingredientes do mar e da terra, técnicas contemporâneas e produtos ligados à identidade catarinense. Em uma sorveteria, por exemplo, as regiões polares inspiraram a Aurora Polar, sobremesa que reúne sorvete, marshmallow, casquinha crocante em referência aos iglus e calda quente de chocolate branco.

Outra experiência foi criada a partir da história do mergulho. O menu Batismo, Imersão & Descoberta foi pensado como uma jornada em três etapas, levando para a gastronomia elementos ligados à exploração e à fotografia subaquática.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Balneário Piçarras, com apoio técnico do Sebrae/SC. Antes do festival, os estabelecimentos participaram da metodologia Cocriando Sabor & Saber, voltada à capacitação dos profissionais e ao desenvolvimento dos negócios participantes.

Gastronomia que leva ao museu

A proposta também pretende fazer com que o público percorra o caminho entre o prato e a história que o inspirou. Durante o festival, quem visitar três estabelecimentos participantes — sendo um restaurante à la carte e outros dois de livre escolha — poderá receber uma taça personalizada e um ingresso para o Museu Oceanográfico. Ao todo, serão disponibilizados 100 kits.

Participam desta edição 60 Sabores Artesanal, Black Bear Burgers, Casa Petro Gastrobar, Compostela Restaurante Gastrobar, Dom Merino Bakery, Don Diovani, Piatti Della Mamma, Piçarras Station 63, Restaurante De Ville Piçarras, Restaurante do Capitão, Restaurante Zezinho com Chefe Susana e Trattoria Cordazzos.

Os pratos estarão disponíveis nos próprios estabelecimentos, de acordo com os dias e horários de funcionamento de cada casa. Até 30 de setembro, Balneário Piçarras transforma o oceano em ingrediente, inspiração e narrativa — uma experiência que começa no prato e pode terminar diante das histórias preservadas no museu.

 

Serviço
O quê: Festival Gastronômico Um Mar de Sabores — 7ª edição
Tema: A História dos Oceanos
Quando: de 2 a 30 de setembro de 2026
Onde: Balneário Piçarras (SC)
Instagram: @festivalummardesabores
Site: ummardesabores.festivaisgastronomicos.com.br

O oceano chegou ao prato! 🌊🍽️ De 2 a 30 de setembro, o Festival Um Mar de Sabores transforma histórias do Museu Oceanográfico em experiências gastronômicas em Balneário Piçarras. #FestivalGastronomico #Gastronomia

 

disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S

Sobre Áila Neder (596 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo