Crossfit é para todos!

 

O crossfit é uma nova modalidade que vem crescendo dentro do universo fitness. Sua fundamentação é baseada no desenvolvimento da força e do condicionamento físico total do indivíduo.

O objetivo do treinamento é aperfeiçoar capacidades físicas, como: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, velocidade, coordenação, agilidade e precisão.

 

Foto: Josué Junior/ Linkezine

O atleta é preparado para ter o melhor desempenho nas principais vias metabólicas, aeróbia e anaeróbia. O condicionamento físico é desenvolvido para maximizar o desempenho em todas as tarefas físicas.

Correr, saltar, arremessar, exercícios com peso corporal e os de levantamentos de peso olímpico fazem parte do programa. Motivo para ter muito cuidado ao ensinar as técnicas.

A execução dos exercícios deve ser feita de forma harmônica e sem interrupção. Garantir segurança e eficiência são primordiais para adquirir liberdade funcional dos movimentos

Foto: Josué Junior/ Linkezine

 

Além disso, por ser uma modalidade de alta intensidade, há um aumento da adaptação neuroendócrina que acontece devido a grande demanda fisiológica.

Entre muitas respostas hormonais positivas, temos o aumento da testosterona e do hormônio do crescimento. Substâncias essenciais para o ganho de massa muscular.

Entretanto, a procura maior é por aqueles que almejam o emagrecimento. O grau de complexidade e os estímulos de alta intensidade potencializam o gasto calórico e a recuperação corporal.

Desta forma a necessidade de produzir energia para a realização de uma atividade com um alto nível de complexidade, resulta em uma maior mobilização da gordura corporal, ou seja, o crossfit não é exclusividade de atletas avançados. É para todos! As populações buscam os mesmos objetivos: a promoção da saúde e do bem-estar.

Aprimorar e melhorar a performance das capacidades físicas contribui para o aumento da longevidade. Logo, no método crossfit não há diferença entre o condicionamento físico e saúde.

Foto: Josué Junior/ Linkezine

Depoimento coletado pela professora de um aluno do Box da Physical:

“Pratico Crossfit há quase um ano no box da Physical e recomendo aos meus alunos. Quando me perguntam se não tenho medo de me lesionar, informo que o risco da lesão existe em qualquer atividade física. Fato este atenuado quando bem orientado. O Crossfit deve ser ministrado por professores capacitados para desempenhar a função de Coach. É uma atividade intensa e com ótimos resultados para quem tem pouco tempo de treino diário, e foge da monotonia da musculação. A equipe de professores do Cross e seus estagiários, são super qualificados e atenciosos”.                                                                                                                                                 Professor de Educação Física e Fisioterapeuta

 

 

Apoio :

cropped-1-logo-circulo

Sobre Andreia Trojan (7 artigos)
Profissional de Educação Física Graduada pela Univercidade da Cidade. Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício pela Faculdades Integradas Maria Thereza Pós- Graduada em Acupuntura pela Frasce https://www.facebook.com/andreiatrojan.personal/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: